A Toyota Professional lançou o PROACE MAX, um furgão de grandes dimensões que vem juntar-se à sua família de comerciais ligeiros, que conta novas variantes do furgão médio PROACE e do furgão compacto PROACE CITY, agora renovados e atualizados.
Mas não foi só a família PROACE que foi alvo de uma atualização. Também a pick-up Hilux recebeu uma nova opção: a eletrificação, com um sistema Hybrid de 48V.
Mas, e embora estes novos produtos Toyota Professional sejam revelados em mais detalhe brevemente, no Toyota Kenshiki Forum 2023, foquemo-nos no novo furgão grande PROACE MAX, o agora maior veículo da gama comercial.
Em Portugal, o novo PROACE MAX vai estar disponível em diversas configurações, com duas distâncias entre eixos, três comprimentos e três alturas, tudo pensado para aumentar as opções de transporte de carga.
PROACE MAX em modo zero emissões
Disponível numa variante elétrica, o PROACE MAX Eletric conta com uma tecnologia de bateria capaz de assegurar 420 km (em ciclo WLTP) com uma só carga.
A capacidade de carga deste veículo com 3,5 t de peso bruto pode ir até aos 17 metros cúbicos.
Segundo a Toyota Professional, as cargas e descargas são efetuadas facilmente, muito graças às portas, a toda a altura do veículo e à prática abertura quadrada com soleira baixa para fácil acesso. Esta é a primeira vez que, num Toyota, as portas abrem 270 graus, maximizando dessa forma o espaço de carga e facilitando o acesso ao habitáculo.
Gama PROACE renovada
Também os furgões PROACE e PROACE CITY foram alvo de uma renovação ao nível do design e das suas configurações.
A PROACE van mantém as opções de motorização diesel e 100% elétrica, que garante agora uma autonomia de até 350 km (mais 20 km do que na anterior versão).
Relativamente à capacidade de carga, cifra-se nos 6,6 metros cúbicos, sendo a carga útil de 1.400 kg.
Relativamente ao furgão compacto PROACE CITY (Classe 1 nas portagens), esta van de três lugares garante até 4,4 metros cúbicos de volume de carga e 1.000 kg de carga (dependendo da motorização).
A variante elétrica sofreu também alterações, oferendo agora mais 50 km de autonomia do que na anterior versão (total de 330 km).
Hilux híbrida
A Toyota diz que a nova Hilux Hybrid 48V beneficia de maior eficiência de combustível e melhor desempenho de condução.
A Hilux Hybrid 48V melhorou a resposta ao acelerador. A aceleração mais suave permite maior controlo em terrenos acidentados e permite aproveitar a energia durante a travagem regenerativa em descidas.
A capacidade de reboque desta pick-up situa-se nos 3.500 kg e a capacidade de carga útil chega aos 1.000 kg.