Marca criada pela Toyota Europe, a Toyota Professional tem a sua estratégia bem definida: ser referência junto das PME e dos ENI, apontando agora cada vez mais “baterias” (ou não estivesse a gama cada vez mais eletrificada) ao cliente final – o condutor.
Este compromisso de parceria da Toyota para com os seus clientes começa, desde logo, na procura por respostas às necessidades de mobilidade. Depois, na apresentação de produto, cada vez mais diversificado e com soluções multi-energias e, por fim, com a disponibilização de uma oferta de serviços dedicados e personalizados.
E é debaixo desta premissa que o gigante automóvel apresentou a sua nova gama profissional, com soluções dedicadas e uma cada vez maior diversidade em movimento. Dela fazem parte a primeira Proace Max, as novas Proace e Proace City e a nova Hilux Hybrid 48V.
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Proace Max
É talvez a grande – e mais ansiada – novidade da gama profissional Toyota. O furgão de grandes dimensões para o mercado europeu, fruto de um acordo de parceria com a Stellantis e com motores diesel ou elétrico, é produzido em Itália (variantes térmicas) e na Polónia (variante 100% elétrica).
Na altura da apresentação do Proace Max, Matt Harrison, então presidente e CEO da Toyota Motor Europe, dizia que a introdução de um comercial de grandes dimensões na gama de veículos comerciais ligeiros (VCL) da marca representava uma adição importante e traria um contributo fundamental para os objetivos de crescimento da Toyota no domínio da sua gama global de VCL, sem esquecer a pick-up campeã de vendas Hilux e os modelos Proace e Proace City, permitindo assim à marca japonesa fornecer uma solução de mobilidade em todos os segmentos do mercado profissional.
Com início das vendas previsto para novembro de 2024, a Proace Max apresenta-se em diversas configurações Van e Chassis Cabine, com as variantes L3H3 e L3H2 a poderem ser equipadas com motorização 100% elétrica (BEV).
Diesel ou BEV, a escolha é do cliente
À Proace Max estão prometidos dois blocos 2.2 litros movidos a gasóleo, um com potência de 140 cv e binário de 350 Nm e outro, mais potente, com 180 cv e binário de 380 Nm. Ambos equipados com caixa manual de seis velocidades, cumprirão, diz a Toyota, com a norma de emissões Euro 6.4.
Para os clientes cuja missão já é a total descarbonização das suas operações, a Toyota preparou uma versão movida exclusivamente a bateria, equipada com um motor elétrico de 272 cv (binário máximo de 410 Nm) e com uma bateria de 110 kWh de capacidade, capaz de garantir 420 km de condução com uma só carga.
Ao condutor é permitida a escolha entre três modos de condução:
- Eco: 120 kW/163 cv, para um alcance otimizado
- Normal: 160 kW/218 cv, para uma performance equilibrada
- Power: 200 kW/272 cv, para máxima performance
Modular e para todas as utilizações
Um dos seus grandes trunfos será mesmo a sua modularidade. Na variante Van, a porta traseira estende-se a toda a altura da zona de carga, podendo ser aberta a 270º. A largura do piso de carga é de 1,56 m e, na lateral, a porta deslizante tem uma abertura total de 1,25 m.
Relativamente à capacidade de reboque, esta varia consoante a energia escolhida. Optando pela variante diesel, é possível rebocar até 3 toneladas, número que baixa para 2,4 toneladas na versão BEV.
Quanto à volumetria, estas são as configurações da versão Van e as respetivas capacidades de carga:
L2 | L3 | L4 | |
H3 | 15 metros cúbicos* | 17 metros cúbicos | |
H2 | 11,5 metros cúbicos | 13 metros cúbicos* | 15 metros cúbicos |
H1 | 10 metros cúbicos |
Proace e Proace City
As gamas do furgão médio Proace e do furgão compacto Proace City foram renovadas, bem como das suas respetivas versões de passageiros Verso.
O design está diferente do apresentado na anterior geração e a tecnologia e versatilidade a bordo são cada vez mais notórias, com características e funções multimédia e de conectividade melhoradas, incluindo a disponibilidade de um ecrã tátil de dez polegadas e de um painel de instrumentos digital.
Pioneiras na introdução de motorizações 100% elétricas na gama profissional da Toyota, a Proace e a Proace City surgem agora com novas características de estilo e equipamento. Na Proace, a sua renovação introduz uma linha frontal diferente, com uma notória ausência de grelha superior entre os faróis. Já na Proace City, mais compacta, é notório o capot mais baixo, complementado por uma grelha inferior que adota uma forma trapezoidal (sugestão de design partilhada com outros modelos atuais da Toyota).
Vários formatos e dois tipos de motorização para Proace e Proace Verso
O Proace e a sua versão de passageiros Proace Verso incluem opções de comprimento de carroçaria médio e longo (4,98 m e 5,33 m, respetivamente) e uma versão Service, que para além do compartimento de carga com divisória, acrescenta uma segunda fila de bancos extra.
Versão elétrica revista
Mas a grande novidade será mesmo a revisão que a Toyota procedeu na motorização 100% elétrica. Revisão essa que, diz o fabricante, permite aumentar a autonomia dos modelos zero emissões.
O novo motor elétrico com 136 cv de potência é alimentado por uma bateria de 75 kWh, que garante às versões elétricas uns adicionais 20 km de condução (a autonomia cifra-se agora nos 349 km em ciclo combinado WLTP). Números que, segundo a Toyota, proporcionam uma margem generosa para tarefas de condução local sem necessidade de recarga diária.
Há também uma opção de bateria de 50 kWh.
Recorrendo a um posto de carregamento rápido DC, é possível recarregar a bateria em 45 minutos. De série, a Toyota disponibiliza cabos de carregamento Mode 2 e Mode 3.
No nível de equipamento Comfort, a marca apresenta as seguintes alterações:
- Sistema de Pré-colisão
- Luzes de Máximos Automáticas
- Aviso de Saída de Faixa de Rodagem
- Alerta de Fadiga do Condutor
- Ecrã Multimédia de dez polegadas
- Ecrã Multi-informações de dez polegadas
- Ar condicionado manual
Diesel ainda é relevante
O tradicional motor quatro cilindros 2.0 litros movido a gasóleo está disponível em duas versões: 140 cv com caixa manual de seis velocidades na Proace e 180 cv com caixa automática de oito velocidades na Proace Verso.
Exclusivamente para a Proace Van está também disponível um bloco mais pequeno de 1.5 litros com 120 cv.
Capacidades de carga e versatilidade
O volume da área de carga do furgão Proace atinge um máximo de 6,6 metros cúbicos na versão longa com sistema Smart Cargo e a carga útil é de 1.200 kg. A sua capacidade de reboque é de 2.500 kg no modelo 2.0 litros de 140 cv.
A versatilidade deste furgão é um dos seus maiores atributos. Com uma altura de 1,9 m, o Proace e o Proace Verso podem entrar em qualquer parque de estacionamento subterrâno e os seus raios de viragem de 6,2 m para o modelo de comprimento médio e de 6,4 m para a versão longa fazem dos Proace e Proace Verso verdadeiras alternativas profissionais de mobilidade urbana.
Preços Proace e Proace Verso
Com vendas já iniciadas, a Toyota reposicionou os preços da Proace 100% elétrica, tendo-lhe retirado ao PVP 1.600 euros (em todas as versões).
Designação modelo | PVPR (s/ despesas) |
Proace L1 Van 1.5D 120 cv | 35.110 euros |
Proace L1 Van 1.5D 120 cv c/ porta traseira basculante | 35.460 euros |
Proace L1 Van 2.0D 140 cv | 38.830 euros |
Proace L2 Van 2.0D 140 cv | 39.830 euros |
Proace L2 Service 2.0D 140 cv | 42.620 euros |
Proace BEV L1 50 kWh Comfort | 47.100 euros |
Proace BEV L1 75 kWh Comfort | 52.600 euros |
Proace BEV L2 50 kWh Comfort | 48.300 euros |
Proace Verso L1 2.0D 140 cv Comfort 9L | 50.200 euros |
Proace Verso L1 2.0D 140 cv Comfort 9L Transporte de Crianças | 50.800 euros |
Proace Verso L2 2.0D 140 cv Comfort 9L | 51.300 euros |
Proace Verso L2 2.0D 140 cv Comfort 9L Transporte de Crianças | 51.900 euros |
Proace Verso L2 2.0D 140 cv Exclusive 9L | 56.800 euros |
Proace Verso L1 2.0D 140 cv Exclusive 9L | 55.700 euros |
Proace Verso L1 2.0D 180 cv T/A Premium 8L | 70.100 euros |
Proace Verso L2 2.0D 180 cv T/A Premium 8L | 71.200 euros |
Proace Verso BEV L1 50 kWh Exclusive 9L | 60.900 euros |
Proace Verso BEV L1 50 kWh Exclusive 9L Transporte de Crianças | 61.500 euros |
Proace Verso BEV L2 75 kWh Exclusive 9L | 67.700 euros |
Proace Verso BEV L2 75 kWh Exclusive 9L Transporte de Crianças | 68.300 euros |
Proace City e Proace City Verso: furgões Classe 1 nas portagens com dispositivo eletrónico de pagamento
O design dos modelos Proace City e Proace City Verso também foi revisto, tal como nas versões Proace. De acordo com a Toyota, os modelos Proace City contam agora com “um aspeto mais contemporâneo e um caráter individual”.
A versão Proace City pode ser configurada como furgão de pequenas dimensões e a Proace City Verso pode transportar até sete pessoas.
Uma da grandes novidades deste produto, na sua variante de equipamento Comfort, é a adição de novos sistemas de segurança, como é o caso do Sistema de Pré-Colisão com deteção de peões, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Alerta de Fadiga, Aviso de Saída de Faixa de Rodagem com Assistência de Direção, Luzes de Máximos com controlo automático, Cruise Control, Faróis ecoLED e chão em madeira no compartimento de carga, que substitui agora a anterior utilizada proteção em plástico.
A variante Exclusive conta com todos os sistemas acima referidos da versão Comfort mais ecrã multimédia de dez polegadas, espelhos retrovisores exteriores elétricos e câmara traseira.
Preços Proace City e Proace City Verso
Segundo a Toyota, houve também um reposicionamento de preços, com as versões Comfort a verem os seus preços reduzidos em 1.000 euros e as versões Exclusive em 500 euros.
Designação modelo | PVPR (s/despesas) |
Proace City Verso L1 1.2G 110 cv 6TM Comfort | 26.640 euros |
Proace City Verso L1 1.5D 100 cv 6TM Comfort | 33.830 euros |
Proace City Verso L1 1.2G 110 cv 6TM Exclusive | 29.690 euros |
Proace City Verso L1 1.5D 100 cv 6TM Exclusive | 36.780 euros |
Proace City Verso L2 1.5D 130 cv 8TA Luxury | 44.630 euros |
Proace City Verso BEV L1 50 kWh Exclusive | 45.150 euros |
Proace City Verso BEV L2 50 kWh Exclusive | 46.810 euros |
Proace City L1 1.5D 100 cv Comfort | 26.690 euros |
Proace City L1 1.5D 100 cv Comfort PTB | 27.090 euros |
Proace City L2 1.5D 8TA 130 cv Comfort | 31.890 euros |
Proace City L2 1.5D 100 cv Comfort | 28.090 euros |
Proace City L1 1.5D 100 cv Exclusive | 28.190 euros |
Proace City L2 1.5D 100 cv Exclusive | 29.590 euros |
Proace City BEV L1 50 kWh Comfort | 41.900 euros |
Proace City BEV L2 50 kWh Comfort | 43.100 euros |
Transporte de carga otimizado
O furgão Proace City conta com um espaço de carga de até 4,4 metros cúbicos na versão com distância entre eixos longa e de 3,9 metros cúbicos na versão com distância entre eixos normal. Diz a Toyota que o segredo para a maximização de volume num furgão compacto destas dimensões reside no sistema Smart Cargo, que utliza um banco de passageiro rebatível junto à porta e uma escotilha na antepara para aumentar o comprimento da carga em 1,3 metros (o comprimento máximo de carga é de 2,2 metros).
Na versão elétrica, a carga útil máxima é de 600 kg, ao passo que as variantes a gasóleo podem transportar até 645 kg (versão de distância entre eixos longa).
A bateria, a gasóleo ou a gasolina
O sistema elétrico utilizado nos modelos Proace City e Proace City Verso beneficia das mesmas atualizações técnicas feitas aos modelos Proace de maiores dimensões. O motor elétrico é o mesmo, com 136 cv, mas a autonomia, essa, aumentou em 50 km, situando-se agora nos 337 km para a Proace City L1.
Utilizando um posto de carregamento com 100 kW de potência, será possível recarregar a bateria de 50 kWh a 80% em apenas meia hora.
No entanto, é também possível optar por versões térmicas. A Proace City está disponível com duas motorizações diesel de 1.5 litros (102 cv ou 130 cv). A Proace City Verso acrescenta a estas duas variantes, uma a gasolina 1.2 litros com caixa manual e 110 cv de potência.
Hilux, agora híbrida
Com mais de meio século de atividade no mercado das pick-up, a Hilux tem trilhado o seu percurso no segmento profissional com nota máxima. A campeã de vendas da marca japonesa tem evoluído, mantendo a sua robustez mas passando a oferecer o conforto necessário para uma bem balanceada presença quer em pisos mais irregulares, quer em momentos de condução diária/lazer.
Agora, fruto dessa evolução, a Toyota introduz a primeira motorização eletrificada do modelo: a Hilux Hybrid 48V, lançada em Portugal apenas na versão cabina dupla Invincible.
O sistema mild-hybrid de 48V reforça a proposta da Hilux como um parceiro ideal para utilizadores empresariais/comerciais – o desempenho está mais suave e refinado, com menos ruído e vibração, e isso é conseguido sem sacrificar as tradicionais capacidades todo-o-terreno, diz a Toyota.
Hilux Hybrid 48V: a eletrificação chegou à pick-up da Toyota
Mantém-se, ainda assim, a motorização 2.4 diesel, com 150 cv de potência e 400 Nm de binário.
Dimensões e capacidades de um verdadeiro veículo de trabalho, mas não só
Comprimento | Largura | Ângulo de aproximação | Distância entre eixos | Altura ao solo | |
Cabina simples | 5.325 mm | 1.800 mm | 29º | 3.085 mm | 227 mm |
Cabina extra | 5.325 mm | 1.855 mm | 29º | 3.085 mm | 289 mm |
Cabina dupla | 5.325 mm | 1.855 mm | 29º | 3.085 mm | 310 mm |
Trial | 5.325 mm | 1.855 mm | 29º | 3.085 mm | 289 mm |
Tracker | 5.325 mm | 1.855 mm | 29º | 3.085 mm | 310 mm |
Invincible Hybrid 48V | 5.325 mm | 1.900 mm | 29º | 3.085 mm | 310 mm |
GR Sport II | 5.320 mm | 2.020 mm | 29º | 3.085 mm | 323 mm |
Preços Hilux (versões de trabalho, versões chassis e versões de lazer)
Designação modelo | Preço s/ IVA |
Cab. Simples caixa metálica 4x2 | 31.195 euros |
Cab. Simples caixa metálica 4x4 | 33.577 euros |
Cab. Extra caixa metálica 5L 4x4 | 41.041 euros |
Cab. Extra caixa metálica 3L 4x4 | 34.122 euros |
Cab. Dupla caixa metálica 5L 4x2 | 32.780 euros |
Cab. Dupla caixa metálica 5L 4x4 | 41.463 euros |
Cab. Dupla caixa metálica 3L 4x4 | 35.520 euros |
Cab. Simples chassis 4x4 | 32.764 euros |
Cab. Extra chassis 5L 4x4 | 40.228 euros |
Cab. Extra chassis 3L 4x4 | 33.390 euros |
Cab. Dupla chassis 5L 4x4 | 40.650 euros |
Cab. Dupla chassis 3L 4x4 | 34.951 euros |
Trial 5L | 43.895 euros |
Trial 3L | 36.732 euros |
Tracker 5L | 44.318 euros |
Tracker 3L | 38.456 euros |
Invincible MHEV 5L | 55.846 euros |
Invincible MHEV 3L | 48.870 euros |
GR Sport II 5L | 56.659 euros |
GR Sport II 3L | 49.683 euros |