Marca criada pela Toyota Europe, a Toyota Professional tem a sua estratégia bem definida: ser referência junto das PME e dos ENI, apontando agora cada vez mais “baterias” (ou não estivesse a gama cada vez mais eletrificada) ao cliente final – o condutor.

Este compromisso de parceria da Toyota para com os seus clientes começa, desde logo, na procura por respostas às necessidades de mobilidade. Depois, na apresentação de produto, cada vez mais diversificado e com soluções multi-energias e, por fim, com a disponibilização de uma oferta de serviços dedicados e personalizados.

E é debaixo desta premissa que o gigante automóvel apresentou a sua nova gama profissional, com soluções dedicadas e uma cada vez maior diversidade em movimento. Dela fazem parte a primeira Proace Max, as novas Proace e Proace City e a nova Hilux Hybrid 48V.

Proace Max

É talvez a grande – e mais ansiada – novidade da gama profissional Toyota. O furgão de grandes dimensões para o mercado europeu, fruto de um acordo de parceria com a Stellantis e com motores diesel ou elétrico, é produzido  em Itália (variantes térmicas) e na Polónia (variante 100% elétrica).

Na altura da apresentação do Proace Max, Matt Harrison, então presidente e CEO da Toyota Motor Europe, dizia que a introdução de um comercial de grandes dimensões na gama de veículos comerciais ligeiros (VCL) da marca representava uma adição importante e traria um contributo fundamental para os objetivos de crescimento da Toyota no domínio da sua gama global de VCL, sem esquecer a pick-up campeã de vendas Hilux e os modelos Proace e Proace City, permitindo assim à marca japonesa fornecer uma solução de mobilidade em todos os segmentos do mercado profissional.

toyota

Com início das vendas previsto para novembro de 2024, a Proace Max apresenta-se em diversas configurações Van e Chassis Cabine, com as variantes L3H3 e L3H2 a poderem ser equipadas com motorização 100% elétrica (BEV).

Diesel ou BEV, a escolha é do cliente

À Proace Max estão prometidos dois blocos 2.2 litros movidos a gasóleo, um com potência de 140 cv e binário de 350 Nm e outro, mais potente, com 180 cv e binário de 380 Nm. Ambos equipados com caixa manual de seis velocidades, cumprirão, diz a Toyota, com a norma de emissões Euro 6.4.

Para os clientes cuja missão já é a total descarbonização das suas operações, a Toyota preparou uma versão movida exclusivamente a bateria, equipada com um motor elétrico de 272 cv (binário máximo de 410 Nm) e com uma bateria de 110 kWh de capacidade, capaz de garantir 420 km de condução com uma só carga.

Ao condutor é permitida a escolha entre três modos de condução:

  • Eco: 120 kW/163 cv, para um alcance otimizado
  • Normal: 160 kW/218 cv, para uma performance equilibrada
  • Power: 200 kW/272 cv, para máxima performance

Modular e para todas as utilizações

Um dos seus grandes trunfos será mesmo a sua modularidade. Na variante Van, a porta traseira estende-se a toda a altura da zona de carga, podendo ser aberta a 270º. A largura do piso de carga é de 1,56 m e, na lateral, a porta deslizante tem uma abertura total de 1,25 m.

Relativamente à capacidade de reboque, esta varia consoante a energia escolhida. Optando pela variante diesel, é possível rebocar até 3 toneladas, número que baixa para 2,4 toneladas na versão BEV.

Quanto à volumetria, estas são as configurações da versão Van e as respetivas capacidades de carga:

L2L3L4
H315 metros cúbicos*17 metros cúbicos
H211,5 metros cúbicos13 metros cúbicos*15 metros cúbicos
H110 metros cúbicos
*disponível nas variantes BEV e ICE

 

Proace e Proace City

As gamas do furgão médio Proace e do furgão compacto Proace City foram renovadas, bem como das suas respetivas versões de passageiros Verso.

O design está diferente do apresentado na anterior geração e a tecnologia e versatilidade a bordo são cada vez mais notórias, com características e funções multimédia e de conectividade melhoradas, incluindo a disponibilidade de um ecrã tátil de dez polegadas e de um painel de instrumentos digital.

Pioneiras na introdução de motorizações 100% elétricas na gama profissional da Toyota, a Proace e a Proace City surgem agora com novas características de estilo e equipamento. Na Proace, a sua renovação introduz uma linha frontal diferente, com uma notória ausência de grelha superior entre os faróis. Já na Proace City, mais compacta, é notório o capot mais baixo, complementado por uma grelha inferior que adota uma forma trapezoidal (sugestão de design partilhada com outros modelos atuais da Toyota).

Vários formatos e dois tipos de motorização para Proace e Proace Verso

O Proace e a sua versão de passageiros Proace Verso incluem opções de comprimento de carroçaria médio e longo (4,98 m e 5,33 m, respetivamente) e uma versão Service, que para além do compartimento de carga com divisória, acrescenta uma segunda fila de bancos extra.

Versão elétrica revista

Mas a grande novidade será mesmo a revisão que a Toyota procedeu na motorização 100% elétrica. Revisão essa que, diz o fabricante, permite aumentar a autonomia dos modelos zero emissões.

O novo motor elétrico com 136 cv de potência é alimentado por uma bateria de 75 kWh, que garante às versões elétricas uns adicionais 20 km de condução (a autonomia cifra-se agora nos 349 km em ciclo combinado WLTP). Números que, segundo a Toyota, proporcionam uma margem generosa para tarefas de condução local sem necessidade de recarga diária.

Há também uma opção de bateria de 50 kWh.

Recorrendo a um posto de carregamento rápido DC, é possível recarregar a bateria em 45 minutos. De série, a Toyota disponibiliza cabos de carregamento Mode 2 e Mode 3.

Interior Proace Verso L1 100% elétrica

No nível de equipamento Comfort, a marca apresenta as seguintes alterações:

  • Sistema de Pré-colisão
  • Luzes de Máximos Automáticas
  • Aviso de Saída de Faixa de Rodagem
  • Alerta de Fadiga do Condutor
  • Ecrã Multimédia de dez polegadas
  • Ecrã Multi-informações de dez polegadas
  • Ar condicionado manual

Diesel ainda é relevante

O tradicional motor quatro cilindros 2.0 litros movido a gasóleo está disponível em duas versões: 140 cv com caixa manual de seis velocidades na Proace e 180 cv com caixa automática de oito velocidades na Proace Verso.

Exclusivamente para a Proace Van está também disponível um bloco mais pequeno de 1.5 litros com 120 cv.

Capacidades de carga e versatilidade

O volume da área de carga do furgão Proace atinge um máximo de 6,6 metros cúbicos na versão longa com sistema Smart Cargo e a carga útil é de 1.200 kg. A sua capacidade de reboque é de 2.500 kg no modelo 2.0 litros de 140 cv.

A versatilidade deste furgão é um dos seus maiores atributos. Com uma altura de 1,9 m, o Proace e o Proace Verso podem entrar em qualquer parque de estacionamento subterrâno e os seus raios de viragem de 6,2 m para o modelo de comprimento médio e de 6,4 m para a versão longa fazem  dos Proace e Proace Verso verdadeiras alternativas profissionais de mobilidade urbana.

Preços Proace e Proace Verso

Com vendas já iniciadas, a Toyota reposicionou os preços da Proace 100% elétrica, tendo-lhe retirado ao PVP 1.600 euros (em todas as versões).

Designação modeloPVPR (s/ despesas)
Proace L1 Van 1.5D 120 cv35.110 euros
Proace L1 Van 1.5D 120 cv c/ porta traseira basculante35.460 euros
Proace L1 Van 2.0D 140 cv38.830 euros
Proace L2 Van 2.0D 140 cv39.830 euros
Proace L2 Service 2.0D 140 cv42.620 euros
Proace BEV L1 50 kWh Comfort47.100 euros
Proace BEV L1 75 kWh Comfort52.600 euros
Proace BEV L2 50 kWh Comfort48.300 euros
Proace Verso L1 2.0D 140 cv Comfort 9L50.200 euros
Proace Verso L1 2.0D 140 cv Comfort 9L Transporte de Crianças50.800 euros
Proace Verso L2 2.0D 140 cv Comfort 9L51.300 euros
Proace Verso L2 2.0D 140 cv Comfort 9L Transporte de Crianças51.900 euros
Proace Verso L2 2.0D 140 cv Exclusive 9L56.800 euros
Proace Verso L1 2.0D 140 cv Exclusive 9L55.700 euros
Proace Verso L1 2.0D 180 cv T/A Premium 8L70.100 euros
Proace Verso L2 2.0D 180 cv T/A Premium 8L71.200 euros
Proace Verso BEV L1 50 kWh Exclusive 9L60.900 euros
Proace Verso BEV L1 50 kWh Exclusive 9L Transporte de Crianças61.500 euros
Proace Verso BEV L2 75 kWh Exclusive 9L67.700 euros
Proace Verso BEV L2 75 kWh Exclusive 9L Transporte de Crianças68.300 euros

 

Proace City e Proace City Verso: furgões Classe 1 nas portagens com dispositivo eletrónico de pagamento

O design dos modelos Proace City e Proace City Verso também foi revisto, tal como nas versões Proace. De acordo com a Toyota, os modelos Proace City contam agora com “um aspeto mais contemporâneo e um caráter individual”.

A versão Proace City pode ser configurada como furgão de pequenas dimensões e a Proace City Verso pode transportar até sete pessoas.

Proace City Verso L1 100% elétrica

Uma da grandes novidades deste produto, na sua variante de equipamento Comfort, é a adição de novos sistemas de segurança, como é o caso do Sistema de Pré-Colisão com deteção de peões, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Alerta de Fadiga, Aviso de Saída de Faixa de Rodagem com Assistência de Direção, Luzes de Máximos com controlo automático, Cruise Control, Faróis ecoLED e chão em madeira no compartimento de carga, que substitui agora a anterior utilizada proteção em plástico.

A variante Exclusive conta com todos os sistemas acima referidos da versão Comfort mais ecrã multimédia de dez polegadas, espelhos retrovisores exteriores elétricos e câmara traseira.

Interior Proace City L1 100% elétrica

Preços Proace City e Proace City Verso

Segundo a Toyota, houve também um reposicionamento de preços, com as versões Comfort a verem os seus preços reduzidos em 1.000 euros e as versões Exclusive em 500 euros.

Designação modeloPVPR (s/despesas)
Proace City Verso L1 1.2G 110 cv 6TM Comfort26.640 euros
Proace City Verso L1 1.5D 100 cv 6TM Comfort33.830 euros
Proace City Verso L1 1.2G 110 cv 6TM Exclusive29.690 euros
Proace City Verso L1 1.5D 100 cv 6TM Exclusive36.780 euros
Proace City Verso L2 1.5D 130 cv 8TA Luxury44.630 euros
Proace City Verso BEV L1 50 kWh Exclusive45.150 euros
Proace City Verso BEV L2 50 kWh Exclusive46.810 euros
Proace City L1 1.5D 100 cv Comfort26.690 euros
Proace City L1 1.5D 100 cv Comfort PTB27.090 euros
Proace City L2 1.5D 8TA 130 cv Comfort31.890 euros
Proace City L2 1.5D 100 cv Comfort28.090 euros
Proace City L1 1.5D 100 cv Exclusive28.190 euros
Proace City L2 1.5D 100 cv Exclusive29.590 euros
Proace City BEV L1 50 kWh Comfort41.900 euros
Proace City BEV L2 50 kWh Comfort43.100 euros

 

Transporte de carga otimizado

O furgão Proace City conta com um espaço de carga de até 4,4 metros cúbicos na versão com distância entre eixos longa e de 3,9 metros cúbicos na versão com distância entre eixos normal. Diz a Toyota que o segredo para a maximização de volume num furgão compacto destas dimensões reside no sistema Smart Cargo, que utliza um banco de passageiro rebatível junto à porta e uma escotilha na antepara para aumentar o comprimento da carga em 1,3 metros (o comprimento máximo de carga é de 2,2 metros).

Na versão elétrica, a carga útil máxima é de 600 kg, ao passo que as variantes a gasóleo podem transportar até 645 kg (versão de distância entre eixos longa).

A bateria, a gasóleo ou a gasolina

O sistema elétrico utilizado nos modelos Proace City e Proace City Verso beneficia das mesmas atualizações técnicas feitas aos modelos Proace de maiores dimensões. O motor elétrico é o mesmo, com 136 cv, mas a autonomia, essa, aumentou em 50 km, situando-se agora nos 337 km para a Proace City L1.

Utilizando um posto de carregamento com 100 kW de potência, será possível recarregar a bateria de 50 kWh a 80% em apenas meia hora.

No entanto, é também possível optar por versões térmicas. A Proace City está disponível com duas motorizações diesel de 1.5 litros (102 cv ou 130 cv). A Proace City Verso acrescenta a estas duas variantes, uma a gasolina 1.2 litros com caixa manual e 110 cv de potência.

Hilux, agora híbrida

Com mais de meio século de atividade no mercado das pick-up, a Hilux tem trilhado o seu percurso no segmento profissional com nota máxima. A campeã de vendas da marca japonesa tem evoluído, mantendo a sua robustez mas passando a oferecer o conforto necessário para uma bem balanceada presença quer em pisos mais irregulares, quer em momentos de condução diária/lazer.

Agora, fruto dessa evolução, a Toyota introduz a primeira motorização eletrificada do modelo: a Hilux Hybrid 48V, lançada em Portugal apenas na versão cabina dupla Invincible.

Toyota

O sistema mild-hybrid de 48V reforça a proposta da Hilux como um parceiro ideal para utilizadores empresariais/comerciais – o desempenho está mais suave e refinado, com menos ruído e vibração, e isso é conseguido sem sacrificar as tradicionais capacidades todo-o-terreno, diz a Toyota.

Hilux Hybrid 48V: a eletrificação chegou à pick-up da Toyota

Mantém-se, ainda assim, a motorização 2.4 diesel, com 150 cv de potência e 400 Nm de binário.

Dimensões e capacidades de um verdadeiro veículo de trabalho, mas não só

ComprimentoLarguraÂngulo de aproximaçãoDistância entre eixosAltura ao solo
Cabina simples5.325 mm1.800 mm29º3.085 mm227 mm
Cabina extra5.325 mm1.855 mm29º3.085 mm289 mm
Cabina dupla5.325 mm1.855 mm29º3.085 mm310 mm
Trial5.325 mm1.855 mm29º3.085 mm289 mm
Tracker5.325 mm1.855 mm29º3.085 mm310 mm
Invincible Hybrid 48V5.325 mm1.900 mm29º3.085 mm310 mm
GR Sport II5.320 mm2.020 mm29º3.085 mm323 mm

 

Preços Hilux (versões de trabalho, versões chassis e versões de lazer)

Designação modeloPreço s/ IVA
Cab. Simples caixa metálica 4x231.195 euros
Cab. Simples caixa metálica 4x433.577 euros
Cab. Extra caixa metálica 5L 4x441.041 euros
Cab. Extra caixa metálica 3L 4x434.122 euros
Cab. Dupla caixa metálica 5L 4x232.780 euros
Cab. Dupla caixa metálica 5L 4x441.463 euros
Cab. Dupla caixa metálica 3L 4x435.520 euros
Cab. Simples chassis 4x432.764 euros
Cab. Extra chassis 5L 4x440.228 euros
Cab. Extra chassis 3L 4x433.390 euros
Cab. Dupla chassis 5L 4x440.650 euros
Cab. Dupla chassis 3L 4x434.951 euros
Trial 5L43.895 euros
Trial 3L36.732 euros
Tracker 5L44.318 euros
Tracker 3L38.456 euros
Invincible MHEV 5L55.846 euros
Invincible MHEV 3L48.870 euros
GR Sport II 5L56.659 euros
GR Sport II 3L49.683 euros

 

Toyota
Hilux Hybrid 48V