Depois do anúncio da parceria com a Volvo, a UBER encontrou mais um importante parceiro na sua estratégia de retirar dos seus carros a componente mais imprevisível da condução: os próprios motoristas.
Nesse sentido, ambas as empresas anunciaram a incorporação da tecnologia autónoma da UBER com a tecnologia Guardian Toyota em veículos especialmente concebidos para a rede de veículos partilhados da Uber.
Além desta colaboração, a Toyota confirmou o investimento de cerca de 430 milhões de Euros na Uber, empresa que tem sido alvo de vários processos legais na Europa.
“Combinar esforços com a Uber, uma das empresas líderes em I&D de condução autónoma e de veículos partilhados, poderá promover ainda mais a mobilidade futura”, disse Shigeki Tomoyama, vice-presidente executivo da TMC, e presidente da Toyota Connected Company.
“Este acordo e investimento são um marco importante em nossa transformação para uma empresa de mobilidade, pois ajuda a fornecer um caminho para a expansão segura de serviços de mobilidade partilhados, que incluem veículos e tecnologias da Toyota.”
A Uber e a Toyota antecipam que os veículos autónomos produzidos em massa serão propriedade de gestores de frota de veículos autónomos.
A frota inicial “Autono-MaaS” (um serviço de mobilidade autónoma) será baseada na plataforma do monovolume Sienna da Toyota.
O Sistema de condução autónoma da Uber e o sistema de apoio de segurança automatizado Toyota Guardian serão integrados nos veículos Autono-MaaS.
A Toyota irá também utilizar a sua Plataforma de Serviços de Mobilidade (MSPF), a sua principal infraestrutura de informação para veículos conetados.
Os testes estão previstos na rede de “Ride-sharing” da Uber em 2021.
“O sistema de condução autónoma da Uber e o sistema Guardian da Toyota irão monitorizar independentemente o ambiente do veículo e a situação em tempo real, aumentando a segurança geral do veículo tanto para o condutor como para o veículo”, disse Gill Pratt, CEO do Toyota Research de Pesquisa.