Não se trata de uma nova geração, mas de um novo Toyota Yaris que renasce sobre o modelo lançado em 2011.
O Yaris que chega a Portugal em Abril de 2017 vem revisto em 900 pontos, do design à qualidade dos materiais, das prestações e eficiência à segurança.
E o trabalho sobre estas quatro áreas representou um investimento de 90 milhões de euros.
Desde 2012, primeiro ano completo da comercialização do Yaris, que as vendas mantêm uma quota de mercado no segmento acima dos 6%.
Desde então, o total de vendas da versão híbrida também tem crescido e, se na Europa ela já representa 45% da gama, em Portugal, em 2016, significou 30,6% das vendas do Yaris.
Em 2017, o objetivo do importador português é fazer crescer esse número para 40%, apesar de manter a comercialização da versão diesel 1.4 D-4D, incluindo a variante comercial Bizz de 2 lugares.
Mas os grandes trunfos da versão Hybrid são o preço e a eficiência: média de 3,3 l/100 km e emissões de 75 g/km.
Já o Yaris 1.4 D-4D de 90 cv, disponível desde 18.730 euros, tem consumo combinado de 3,5 a 3,9 litros e emissões CO2 que variam entre as 91 e as 102 g/km.
Esta é a lista completa de preços de todas as versões presentes no mercado português, incluindo a oferta promocional em que basicamente a versão de equipamento seguinte é proposta ao preço da anterior:
As vantagens do modo hibrido
Recorrendo a um novo motor a gasolina 1.5, esta propulsão híbrida preparou-se para enfrentar os desafios apresentados pelo novo padrão de emissões Euro 6c e o ciclo de homologação RDE.
O Toyota Yaris 1.5 HSD tem uma potência combinada de 100 cv às 4.800 e um binário de 111 Nm disponível entre as 3.600 e as 4.400 rpm.
Para se ter uma ideia da competitividade do Yaris Hybrid, veja-se o seu posicionamento de preço, em relação à versão 1.4 a gasóleo, através deste quadro comparativo:
Face ao anterior conjunto híbrido, o actual oferece mais 10% de potência e binário para um consumo reduzido em igualmente 10%.
Mecanicamente, este motor conta com um maior restritor de rolamento do motor, novos eixos de transmissão dianteiros e subestrutura dianteira e um modificado sistema de admissão de ar.
Além disso, o sistema de escape foi ajustado com um novo subsilenciador.
[slideshow_deploy id=’12737′]Recolha de dados ao alcance do utilizador
A Toyota está a implantar uma ferramenta de coleta de dados para ajudar os concessionários europeus a demonstrar aos seus clientes como funciona a tecnologia híbrida e os benefícios reais que pode oferecer.
A solução Driveco é um sistema automático de registo do condutor que recolhe dados sobre as distâncias, os tempos e as velocidades médias dos test-drives, além da proporção da viagem em que o carro funciona em modo totalmente elétrico (sem qualquer consumo de combustível e sem quaisquer emissões libertadas pelo tubo de escape).
Estas informações podem ser descarregadas e visualizadas usando um smartphone ou uma aplicação no tablet, permitindo efetuar comparações com resultados anteriores e com os registos alcançados por outros condutores.
A Driveco registou já dados de 900 Yaris híbridos e de mais de meio milhão de quilómetros de condução em todos os tipos de ambientes, de centros de cidades às estradas de montanha.
Os resultados combinados revelam que, globalmente, estes automóveis monitorizados estiveram a trabalhar em modo puramente elétrico em mais de 55% do tempo e 37% da distância das viagens, tendo averbado um consumo médio real de 5,0 l/100 km.
Safety Sense de série em todas as versões
Para melhorar a segurança das pessoas a bordo, os cintos de segurança traseiros passam a dispor de limitadores de força e de pré-tensores.
Os apoios de cabeça foram redesenhados para proporcionar uma melhor proteção contra lesões provocadas pelo “efeito de chicote” e a forma dos airbags de cortina foi revista.
Mas para assegurar que cada modelo da gama se encontra equipado com sistemas que podem ajudar a evitar um acidente ou a diminuir as suas consequências, se efetivamente ocorrer um impacto, o pacote inclui:
- Sistema de Segurança Pré-colisão com Travagem Autónoma de Emergência
- Luzes de Máximos Automáticas
- Sistema de Aviso de Mudança de Faixa de Rodagem
- Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito, desde que equipado com mostrador multiinformações TFT
O Sistema de Segurança Pré-colisão usa um laser montado na frente do carro para monitorizar a estrada por diante, avisando o condutor de um risco de colisão iminente e preparando os travões para efetuar uma travagem de emergência no momento em que o pedal do travão é pressionado.
Se o condutor não responder ao aviso, o sistema irá acionar a Travagem Autónoma de Emergência para diminuir a velocidade do carro e, dessa forma, reduzir a gravidade de qualquer impacto.
As Luzes de Máximos Automáticas detetam tanto os faróis do trânsito que se aproxima como os faróis traseiros dos veículos que estão por diante, alternando automaticamente entre os feixes de médios e os de máximos para evitar encandear os outros condutores e mantendo a melhor iluminação possível na condução noturna.
O Sistema de Aviso de Mudança de Faixa de Rodagem monitoriza as marcações na superfície da estrada e ajuda a evitar acidentes causados pelo desvio do veículo da sua faixa de rodagem. Se o Yaris começar a desviar-se da sua faixa sem que os indicadores de mudança de direção tenham sido ligados o sistema alerta o condutor com avisos visuais e sonoros.
O Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito ajuda a garantir que os condutores estão permanentemente informados sobre os principais avisos e instruções na estrada, mesmo que tenham passado por um sinal de trânsito sem se terem apercebido.
O sistema reconhece sinais como limites de velocidade e “proibido ultrapassar” e apresenta-os no visor TFT multi-informações colorido ao centro da instrumentação. Se o condutor exceder o limite de velocidade, o sistema ativará uma luz de advertência e um aviso sonoro.