O ponto de partida do Yaris Cross é o Yaris de cinco portas mas, esteticamente, não existem muitos pontos de contacto.
O Yaris Cross apresenta-se com um salero mais aventureiro e isso foi possível mantendo praticamente a mesma capacidade de manobra (possui mais 24 cm de comprimento), oferecendo mais visibilidade durante a condução e a sensação de um habitáculo mais amplo, embora disponibilize a mesma distância entre eixos e apenas um pouco mais de altura interior.
Distingue-se também por um posicionamento mais familiar e versátil do que o cunho mais individualista do Yaris de cinco portas, por exibir uma porta maior de acesso a uma bagageira mais ampla (com praticamente 400 litros de capacidade e piso configurável em duas alturas), e por dispor de um banco traseiro mais versátil, já que pode ser rebatido em três partes.
Factos que não só distinguem o Yaris Cross, como justificam os quase três mil euros de diferença entre versões com o mesmo nível de equipamento.
As motorizações híbridas são o ex-libris da Toyota e o Yaris Cross beneficia da mesma solução utilizada pelo Yaris: um motor híbrido 1.5 a gasolina, coadjuvado por um motor elétrico de 80 cv que, no total, entregam 125 cv à gestão de uma caixa de velocidades de variação contínua (CVT). Binómio dá ao Yaris Cross desemba raço suficiente dentro e fora da cidade, embora a sua linha orientadora seja claramente a eficiência.
O ensaio ao modelo provou isso mesmo: praticamente metade do percurso foi rodado em modo elétrico (algo que é possível durante alguns poucos quilómetros a baixa velocidade, sobretudo em situações de trânsito mais intenso, ou em condições favoráveis e com uma velocidade de cruzeiro reduzida), completando quase 400 km com uma média de consumo de 4,4 litros, a uma velocidade média de 51 km/h.
Impressões
Apesar de possuir um pouco mais de altura ao solo e de apenas em acelerações mais pronunciadas sentirem-se os efeitos típicos da transmissão de variação contínua, o Yaris Cross permite-se ser quase tão dinâmico quanto o Yaris de cinco portas e não menos seguro a curvar.
É um carro de adaptação fácil, com posição de condução ajustada e painel de instrumentos descomplicado, prático e intuitivo de operar.
Embora as formas e as proteções na carroçaria possam sugeri-lo, a mesmo assim escassa altura ao solo, apenas 16 cm, não recomenda incursões por terrenos mais acidentados.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Toyota Yaris Cross 1.5 Hybrid CVT
Custo de aquisição | 32.210 euros |
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Renda 36 meses | 561,47 euros |
Renda 48 meses | 527,24 euros |
Motor a Gasóleo | 1.490 cc, gasolina, 3 cilindros, ciclo Atktison |
Potência total | 116 CV às 5.500 rpm |
Binário máximo | 120 NM (3.600 ~ 4.800 rpm) |
Motor Elétrico (potência) | 80 cv (59 kW), 141 NM |
Bateria | 4,3 AH |
Consumo | 4,5 l/100 km |
Emissões | 101 g/km (WLTP/Ciclo Combinado) |
Tributação Autónoma | 27,5% |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |