Os serviços da Spin (empresa de micromobilidade da Ford) já estão disponíveis em Portugal.
A frota de 200 trotinetes elétricas partilhadas está, inicialmente, disponível na cidade de Matosinhos, mas a empresa espera oferecer serviços de trotinetes e bicicletas partilhadas em mais cidades portuguesas até final de 2021.
As trotinetes elétricas da Spin disponíveis em Matosinhos têm baterias amovíveis, de forma a tornarem a operação logística “mais sustentável e amiga do ambiente”, adianta a empresa.
Além da chegada das trotinetes elétricas à cidade do Norte, serão também cedidas dez trotinetes elétricas a cinco corporações de bombeiros de Matosinhos, para que estes se possam deslocar de forma gratuita na cidade.
De forma a assinalar a chegada da empresa a Portugal, será disponibilizado um crédito de 5 euros para todos os utilizadores que descarregarem a app da Spin no primeiro mês de serviço.
Para utilizar as trotinetes elétricas da Spin, basta ao utilizador descarregar a aplicação Spin, rever um conjunto de regras e normas de segurança e colocar o código promocional “OLA-PORTUGAL”.
A Spin diz estar a trabalhar em colaboração com o município de Matosinhos no sentido de “desenvolver a sua frota de forma responsável”.
Segundo a empresa, estão previstos uma série de eventos de educação pública para que os residentes de Matosinhos aprendam sobre como andar em segurança.
O que diz a Spin?
Filippo Brunelleschi, responsável ibérico da Spin, diz que este projeto conjunto da empresa com Matosinhos tem um claro objetivo de “criar um caso de mobilidade a nível europeu e demonstrar a outras cidades portuguesas que a Spin está disponível para oferecer as suas várias soluções de micromobilidade”.
“Queremos ouvir as necessidades de mobilidade da população portuguesa e demonstrar que as trotinetes e bicicletas partilhadas são alternativas acessíveis, baratas e mais ecológicas em comparação com automóveis”, disse Felix Petersen, responsável europeu da empresa de micromobilidade.
A entrada da Spin na cidade de Matosinhos resulta de uma parceria entre a empresa e o CEIIA (o Centro de Engenharia e Desenvolvimento português, que está a desenvolver o AYR, um projeto que pretende recompensar a população da cidade pelos seus comportamentos sustentáveis).
O AYR vai quantificar as emissões de CO2 evitadas pelos utilizadores que optarem pelas trotinetes partilhadas da Spin em vez do automóvel e atribuir créditos acumuláveis numa carteira digital que podem, no futuro, ser trocados por bens ou serviços verdes em Matosinhos (faturas de eletricidade relativas a carregamento de veículos elétricos ou descontos na aquisição de serviços culturais, por exemplo).