É uma plataforma 100% digital e 100% segura, garantem os responsáveis do Banco Santander Consumer Portugal, que, em alguns minutos, avalia as condições de um pedido de financiamento para um automóvel novo ou usado e o aprova, caso se encontrem reunidos os requisitos essenciais para o fazer.
“Em pouco tempo é possível concretizar o negócio de uma viatura já matriculada, por exemplo um carro seminovo, e o cliente sair a conduzir o seu novo carro”, garantiu Filipe Forra à Fleet Magazine, responsável da Global Thrust, concessionário especializado na venda de seminovos e novos e um dos parceiro-piloto desta solução.
Porque a vantagem desta plataforma está precisamente na possibilidade de poder concretizar muito rapidamente o processo de concessão de crédito, sem recurso a documentação em papel.
“Trata-se de uma ferramenta adaptada à nova realidade processual, ligada a vários organismos públicos, pelo que é possível preencher e validar rapidamente a informação fornecida pelo candidato ao financiamento”, frisa Miguel Ribeiro, Chief Sales Officer do Banco Santander Consumer Portugal.
Os dados do interessado podem ser automaticamente preenchidos através da Chave Móvel Digital ou da leitura do Cartão de Cidadão, a documentação necessária para o processo de avaliação do financiamento, assim como a obrigatória para a concessão do mesmo, podem ser trocados via email, enquanto a assinatura do contrato pode materializar-se digitalmente.
Para isto ser possível foi essencial conceber um ecossistema seguro, não apenas no que respeita à proteção dos dados dos clientes, como para os parceiros que, por força da atual legislação, atuam como intermediários de crédito, logo, sujeitos ao escrutínio do Banco de Portugal.
“Damos muita importância ao tema da segurança e essa foi a pedra basilar neste desenvolvimento. Conseguimos criar uma jornada que protege o cliente final, do ponto de vista de dados, e os parceiros, ao nível das questões legais”, assegura Miguel Ribeiro.
No futuro acessível ao público e com soluções para empresas
André Figueiredo, administrador do grupo Automóveis do Mondego, concessionário das marcas PSA e um dos parceiros-piloto na utilização do portal “tu-do” realça que “aquilo que era um processo muito burocrático deixou de existir; hoje temos equipas mais ágeis e o próprio cliente sente muito mais segurança com a transmissão dos dados via digital”.
De facto, esta ferramenta, para já apenas disponível para parceiros do Santander Consumer, permite-lhes obter e fornecer mais rapidamente ao cliente a informação essencial sobre as condições do financiamento, assim como prosseguir para a concretização do negócio de uma forma mais célere, menos burocrática e até mais ecológica, uma vez que envolve menos documentação em papel.
Embora contemple para já apenas soluções de financiamento como o crédito, leasing ou ALD, Miguel Ribeiro frisa a possibilidade da plataforma “tu-do” vir a incluir também soluções de renting, nomeadamente no âmbito das parcerias de marcas e concessões com o Santander Consumer Portugal.