A E-TUK Factory vai investir mais de um milhão de euros na produção de tuk-tuks elétricos em Portugal.

A empresa europeia escolheu Santo Tirso para instalar a sua fábrica de tuk-tuks elétricos.

Com a deslocalização da sua produção da Tailândia para a cidade nortenha, a empresa prevê a criação de 60 postos de trabalho diretos até 2023.

A fábrica, com uma área de seis mil metros quadrados, vai permitir à E-TUK Factory assegurar que 80% dos componentes dos seus veículos são europeus.

Na fábrica de Santo Tirso serão produzidos os tuk-tuks elétricos, incluindo partes da carroçaria, a montagem das baterias e a integração com o seu sistema de telemática.

Até final de 2022, a E-TUK Factory espera produzir até 500 unidades na fábrica de Santo Tirso. Em 2023, o volume de produção será de 1.200 unidades e, em 2024, esse número será de duas mil unidades.

Carros Elétricos: Tudo o Que Precisa de Saber. Guia Completo

De entre os fornecedores portugueses a trabalhar com a E-TUK Factory em Portugal, destaque para a Sunviauto, a Fibrauto e a AF Azevedos, que vão fornecer componentes à unidade de Santo Tirso.

Com a nova localização da produção em Portugal, a E-TUK Factory consegue contornar os custos associados ao transporte de componentes em contentores e reduz os prazos de entrega dos seus produtos. Acresce ainda o facto de, com esta fábrica, a empresa reduzir a sua pegada ecológica.