A Uber anunciou um plano de segurança para todos os utilizadores e motoristas do seu serviço em Portugal.
Para começar, a Uber começou por distribuir oito mil unidades de desinfetantes aos seus motoristas. Além disso, a empresa decidiu entregar cerca de 300 mil máscaras de proteção através dos postos de abastecimento Prio e de restaurantes parceiros para motoristas e parceiros de entrega.
Mas é na aplicação que se verificam as maiores alterações ao serviço. Agora, tanto motoristas e parceiros de entrega têm de confirmar através de um sistema inteligente de verificação facial, antes de ficarem online, que estão a utilizar máscara. Para procederem a essa validação é-lhes requerido que tirem uma selfie.
Como parte do plano da Uber, os motoristas terão também de preencher uma checklist antes de ficarem online e poderem aceitar viagens. Serão, nesse momento, convidados a confirmar que tomaram todas as precauções de segurança adicionais, como assegurar que os passageiros se sentam apenas no banco de trás e higienizar todo o veículo, por exemplo. Estas verificações de segurança são posteriormente comunicadas ao utilizador via aplicação, que antes de viajar terá a possibilidade de decidir se cancela ou não a viagem consoante o seu nível de conforto com as medidas tomadas.
Já o utilizador terá de confirmar que tomou algumas medidas importantes de segurança – usar máscara, sentar-se apenas no banco de trás, lavar as mãos e abrir as janelas para ventilação.
Por fim, todos os utilizadores da plataforma terão a opção de deixar feedback sobre a experiência no final da viagem. O objetivo desta medida é promover a responsabilização mútua e que todos os intervenientes no processo adotem comportamentos responsáveis ao utilizarem o serviço.
Manuel Pina, diretor-geral da Uber em Portugal, refere que o foco continua a ser proteger a saúde e segurança de todos os envolvidos na comunidade da Uber. Para o responsável, a plataforma de mobilidade está a “trabalhar diariamente no sentido de reforçar as práticas de segurança e fornecer gratuitamente materiais sanitários e de proteção aos motoristas e parceiros de entrega que colaboram com a Uber”.
Medidas que se mantêm
Além destas, a Uber mantém um conjunto de iniciativas que já havia implementado durante o estado de emergência.
- Apoio a motoristas em caso de quarentena ou diagnóstico: desde 16 de março que a Uber garante uma compensação financeira equivalente a 14 dias de rendimento a motoristas ou parceiros de entrega que tenham sido forçados a quarentena ou que estejam infetados pelo novo Coronavírus (COVID-19)
- Restrição de lotação e de acesso ao banco dianteiro: mantém-se em vigor a restrição que já existia durante o estado de emergência – nenhum utilizador pode ocupar o banco dianteiro junto ao motorista e o ar interior do veículo deve ser renovado, além da limpeza das superfícies. Os UberX, UberGreen, UberComfort e UberBlack mantêm a limitação a dois utilizadores e o UberXL de três a quatro utilizadores
- A comunicação continua a ser mantida com todos os parceiros Uber, de forma a facilitar o fluxo de informações relevantes. A empresa acredita que assim será mais fácil a implementação das medidas de segurança recomendadas