Desde 2010 que a Dacia vende uma média 195 carros GPL (bi-fuel) por dia nos mercados onde comercializa este tipo de solução motora.
O fabricante liderava, no final de julho de 2024, o mercado europeu de GPL, com uma quota de 67% (40% dos clientes da marca já só optam por este tipo de motorização) – outro número impressionante que atesta o peso que a solução bi-fuel tem nas vendas da marca.
Este sistema, que em 2020 passou a chamar-se ECO-G 100, tornou a Dacia líder incontestada no segmento dos veículos movidos a bi-fuel (GPL + gasolina) em Portugal.
O motor ECO-G 100 representa atualmente 72% das vendas globais da marca: dados recolhidos pela ACAP indicam que a Dacia foi responsável por 822 das 978 matrículas de carros bi-fuel em Portugal durante o mês de agosto de 2024.
Vantagens para empresas que optam pela solução bi-fuel ECO-G 100 face à variante a gasolina
As vantagens fiscais das viaturas com mecânica bi-fuel que carburam gasolina e GPL, para empresas, assentam na dedução do IVA ao custo de aquisição. Na prática, isso significa que um Dacia Sandero Essential ECO-G de 100 cv a GPL, considerando o PVP sem qualquer equipamento adicional, possa ter um custo de aquisição de 11.164 euros, conforme configurador online Dacia.
O facto de não ter homologação de viatura “exclusivamente a GPL” impede-o de aceder a outra vantagem fiscal, poder sujeitar os encargos com a viatura a uma taxa reduzida de Tributação Autónoma.
A tudo isto acresce o facto de o motor ECO-G 100 ter mais 10 cv de potência e produzir mais 10 Nm de binário do que o bloco a gasolina, consumir menos 10% de combustível, emitir menos 10% de CO2, ter uma menor pegada de carbono e libertar menos 90% de partículas finas.
Um Dacia bi-fuel é diferente em quê?
Em muito pouca coisa, para dizer a verdade. A começar, por exemplo, pela garantia (3 anos ou 100 mil km), igual a todos os outros veículos da gama Dacia.
Segundo a Dacia, toda a sua gama bi-fuel é concebida e construída para funcionar a GPL. Uma vez que o depósito de GPL é instalado no local onde se encontra a roda sobresselente nos outros automóveis, nenhum espaço do depósito de gasolina ou de bagageira é sacrificado.
No entanto, há diferenças na hora de abastecer. A Dacia garante que não é só na aquisição que o grupo propulsor ECO-G 100 é acessível, é também na sua utilização, dado o GPL ser um dos combustíveis mais baratos do mercado, custando até 40% menos do que a gasolina s/ chumbo 95 – uma poupança que, diz o fabricante, chega a cerca de 40 euros de cada vez que se enche o depósito.
“Um automóvel bicombustível a gasolina e a GPL funciona igualmente bem com qualquer um dos combustíveis”, diz a Dacia. Conta com dois depósitos separados, cada um com cerca de 50 litros, consoante o modelo (o Jogger GPL tem um depósito de 40 litros).
E é “simples de utilizar”, acrescenta o fabricante. O condutor pode mudar manualmente de um depósito para o outro e depois voltar a fazê-lo, ou o automóvel pode mudar automaticamente para a gasolina quando o depósito de GPL estiver vazio.
Outra das vantagens preconizadas pela Dacia é o facto de o grupo propulsor ECO-G 100 ter uma autonomia de até 1.500 km.