Durante o mês de maio, o mercado online de usados B2C registou 60,87% das vendas de usados a gasóleo e apenas 28,15% de usados a gasolina.

Relativamente aos outros dois tipos de energia, os híbridos atingiram um recorde de 6,70%. Já os 100% elétricos ocuparam os restantes 4,28% do mercado online de usados B2C.

O Observatório INDICATA, que apresenta estes números, diz que todos os grupos motopropulsores atingiram uma quota de mercado de vendas semelhante aos valores alcançados em 2022 e 2021.

Mas prevê-se um desafio.

Se dois em cada três carros usados vendidos são movidos a gasóleo, no mercado dos ligeiros novos essa realidade é completamente diferente. Este ano, os diesel novos representaram menos de 15% das matrículas.

Tal poderá querer dizer que os compradores tradicionais de veículos diesel usados irão “potencialmente”, diz o INDICATA, “sentir uma escassez do seu tipo de combustível preferido”.

Atualmente a gasolina representa quase 40% do mercado de ligeiros novos (“um aumento considerável”, refere o INDICATA, em relação à sua quota de mercado de usados).

Já os híbridos (PHEV incluídos), vêm logo atrás, com uma quota de 37,3%.

Os 100% elétricos atingem uma quota de 15,2%.

Stocks de usados em Portugal

No início de junho, a quota de stock online B2C de usados diesel caiu para 61,24%, em comparação com 70,26% apenas dez meses antes.

Segundo o relatório do Observatório INDICATA, este declínio irá acelerar devido à composição do mix de carros novos.

Perto de 33% dos compradores de carros com 3 a 4 anos de idade terão de comprar híbridos, diz aquele relatório, que acrescenta ainda que 10 a 15% comprarão carros 100% elétricos em menos de dois anos.

No entanto, em 2022 e 2021 os híbridos apenas aumentaram a sua quota de mercado em 2,74 pontos percentuais (pp) e os 100% elétricos em 2,58 pp.

Nota para o facto de, se se considerarem carros usados com dois anos, os híbridos e os BEV apenas registaram um aumento de 2,3 pp na quota de vendas do último ano, atingindo 17,9% e 11,2% respetivamente.

Elétricos usados difíceis de vender

Será seguro dizer que os carros elétricos usados enfrentam uma crise?

Os níveis de stock de usados elétricos B2C estão a aumentar acentuadamente e os preços a cair ainda mais. Motivo mais do que lógico para que tal revigorasse as vendas de elétricos usados no continente europeu.

No entanto, parece que os compradores europeus ainda não estão convencidos na hora de comprar carros elétricos usados.

Em maio de 2023, os elétricos usados ocuparam 3,45% de todas as vendas online de usados B2C. É a segunda maior quota de mercado de que o Observatório INDICATA tem registo. E embora este seja um aumento de 14,6% mês a mês na quota de mercado, não é suficiente para atender aos crescentes níveis de stock, diz o relatório do INDICATA.

Quanto às vendas de híbridos usados, representaram 11,7% do mercado online de usados B2C no mês de maio (cinco meses consecutivos de recordes).

Já os carros a gasolina e diesel continuam a ser os mais procurados pelos consumidores europeus de usados, representando quase 85% do mercado do quinto mês do ano (representa apenas uma perda combinada de 6,81 pp de quota de mercado em dois anos).

“Parte do problema poderá ser a incapacidade dos fabricantes para apoiar o mercado com registos tácticos”, diz o relatório do Observatório INDICATA.

No mês de maio, a venda de veículos usados muito jovens, com menos de um ano foi apenas 4,95% superior à de abril, o que representa um aumento de apenas 1,5% em termos homólogos.

“Os países que registaram os três maiores aumentos mensais nos registos tácticos em Maio foram a Turquia (+10,41%), a França (+6,83%) e a Alemanha (+6,17%). No entanto, em comparação com Maio de 2022, o Reino Unido registou um aumento de 21,83% nas vendas destes veículos usados muito jovens, eclipsando os aumentos anuais noutros países”, refere aquele relatório, que conclui: “com um potencial tsunami de BEV usados a chegar ao mercado nos próximos meses, a pressão sobre as vendas tem tendência a aumentar”.

Descarregue aqui a edição 40 do relatório do Observatório INDICATA.