Em setembro de 2015, a procura de veículos comerciais na UE aumentou 14,7%, totalizando 208.077 unidades

De entre os principais mercados europeus, as maiores taxas de crescimento homólogo aconteceram em Espanha ((14.263 unidades, mais 53,2%) e Reino Unido (65.808 veículos, mais 19,9%), seguido da França (+ 9,7%) e Itália (+ 4,9%). A Alemanha manteve-se estável com um aumento de apenas 0,6% (27.300).

O balanço total dos primeiros nove meses do ano permanece positivo (12,2%), ultrapassando o milhão e meio de veículos comercias (1.517.247). Todos os principais mercados contribuíram para este crescimento: Espanha (+ 38,6%), Reino Unido (+ 19,2%), Itália (+ 10,0%), Alemanha (+ 2,2%) e França (+ 1,9%).

Com 2.964 matriculas, Portugal conheceu um aumento homólogo de 29,7% e, desde o início de 2015 até ao final do mês de setembro, os 24.253 novos registos permitiram ao segmento crescer 23,6%.

Relativamente aos comerciais ligeiros (VCL) na Europa, em setembro de 2015, as novas matrículas somaram 173.515 unidades, mais 14% em comparação com o período homólogo.

Foi o 25.º mês consecutivo de crescimento do segmento e, novamente, Espanha (12.052 unidades, mais 50,8%), Reino Unido (58.744 veículos, mais 19,6%), França (+ 8,8%) e Itália (+ 2,0%) foram os mercados que mais contribuíram para este aumento, enquanto a Alemanha reduziu ligeiramente as vendas em setembro: 19.196 unidades, menos 0,9%.

 

Vendas de comerciais ligeiros em 2015

 

1.253.009 é o total de comerciais ligeiros vendidos na UE (+ 11,2%) entre janeiro e setembro de 2015.

Mais uma vez, Espanha (112.151, mais 37,0%), Reino Unido (284.161 veículos, mais 17,4%) e Itália (+ 8,5%) foram os principais responsáveis por este crescimento, que está a acontecer de forma mais tímida na Alemanha (168.100, mais 2,4%) e em França (+ 0,9%).

Com 2.555 matriculas, Portugal registou um aumento homólogo de 31,.8%. Os 21.325 novos registos desde o início do ano, representam um incremento de 21,9% do mercado português face ao mesmo período de 2014.

O aumento consolidado das vendas automóveis em geral e deste segmento em particular é geralmente apontado pelos analistas como um forte indicador para a atividade económica da Europa e justifica a razão porque é cada vez maior o número de construtores a apostar no segmento de veículos comerciais, com gamas mais alargadas e novas tipologias de carga e maior versatilidade de transporte.