Peugeot Expert e Citroën Jumpy prometem estabelecer novos padrões para a categoria, ao introduzirem soluções avançadas que antecipam necessidades futuras dos seus clientes.
Chegam a Portugal a partir de Julho com 3 comprimentos de carroçaria, uma carga útil máxima de 1.400 kg e peso rebocável de 2.500 kg.
Em destaque o conforto e a insonorização que se revelam surpreendentes para um comercial e, provavelmente por causa do tejadilho rebaixado, não é tão evidente a impressão de estar a conduzir um modelo profissional, sendo muito atenuadas as inclinações da carroçaria bem como o comportamento em curva.
Contribuindo para os custos de utilização mais reduzidos estão os novos motores 1.6 Blue HDi e 2.0 BlueHDi, mais eficientes e cumpridores das normas Euro6, graças à utilização de ADBlue, apresentam intervalos de revisão de 40 000 km ou 2 anos
Produzidos sobre a base modular que também serve o Peugeot 308 e o Citroën Picasso, esta solução, além de mais leve, permite obter facilmente extensões e configurações de carroçaria, tanto para os modelos de mercadorias como de passageiros, além da inclusão de novo e importante equipamento de segurança e ajudas à condução, algumas das quais inéditas na classe.
Incluindo um inédita versão curta, pouco mais longa que o Berlingo ou Partner, mas mais alta, ideal para circuitos de distribuição urbana.
Face aos comerciais compactos anteriores oferece como vantagens a maior versatilidade de carga (graças à melhor esquadria do compartimento), acessos e capacidade de 5,1 m3, tara até 1300 kg (900 kg nos VCL compactos) e longitude máxima de transporte até 3,32 cm, graças a um sistema de abertura da parte inferior do habitáculo (moduwork).
Acrescentando funcionalidade, qualquer das configurações pode oferecer 2 ou 3 lugares na fila da frente (c/encosto central rebatível para suporte de portátil) e uma altura máxima até 2,0 metros para evitar constrangimentos no acesso a parques subterrâneos.
Os 3 comprimentos de carroçaria disponibilizados para os Peugeot EXPERT e Citroën JUMPY são 4,60 metros (compacto, XS), 4,95 metros e 5,30 metros, todos particularmente adequados para uma utilização urbana, graças ao acesso baixo à caixa de carga ou às portas laterais deslizantes com comando mãos-livres, que abrem e fecham à simples passagem do pé sob o pára-choques.
Entre as diversas novidades que descobrimos num primeiro ensaio, destaque para o variado equipamento inovador no segmento, como a travagem activa de segurança (Active City Brake), a câmara de visão traseira com VisioPark, o sistema head-up display e a navegação conectada 3D no touchscreen com comando vocal.
A volumetria máxima é de 6,6 metros e a longitude da caixa de carga de 4 metros.
MOTORES
Conta com motores BlueHDi Euro 6 com um intervalo de potências de 95 cv a 180 cv e binário entre os 210 Nm e os 400 Nm, quase todas equipadas com Stop&Start.
- 1.6L BlueHDi 95 cv, caixa manual de 5 relações, a partir dos 5,5 l/100 km, 144 g/km de CO2;
- 1.6L BlueHDi 95 cv S&S, caixa pilotada ETG6, a partir dos 5,2 l/100 km, 135 g/km de CO2;
- 1.6L BlueHDi 115 cv S&S, caixa manual de 6 relações, a partir dos 5,1 l/100 km, 133 g/km de CO2;
- 2.0L BlueHDi 120 cv S&S, caixa manual de 6 relações, a partir dos 5,3 l/100 km, 139 g/km;
- 2.0L BlueHDi 150 cv S&S, caixa manual de 6 relações, a partir dos 5,3 l/100 km, 139 g/km;
- 2.0L BlueHDi 180 cv S&S, caixa automática EAT6, a partir dos 6,1 l/100 km, 151 g/km
Todas integram o dispositivo SCR (Selective Catalytic Reduction) a montante do FAP (Filtro de Partículas) aditivado e respondem à norma Euro6. O reservatório de AdBlue, de 22,4 l, permite uma autonomia de 15 mil quilómetros e o seu reabastecimento faz-se facilmente graças à tampa de enchimento exterior, situada ao nível dos pés, ficando invisível quando a porta do condutor está fechada.
Para aumentar a agradabilidade de condução e melhorar os consumos/emissões de CO2 contribui a nova caixa automática EAT6 no BlueHDi 180 e a caixa robotizada ETG6 no BlueHdi 95, que liberta ainda espaço suplementar para os joelhos do passageiro do meio.
A versão mais económica está homologada com 5,1 l/100 km e 133 g/km de CO2 e a média da gama está nos 5,4 l/100 km e 140 g/km de emissões CO2.
Complementarmente, a oferta VP (Veículos de Passageiros) – Peugeot TRAVELLER e Citroën SPACETOURER –, permitirá conquistar novas quotas de mercado nos segmentos das combispaces e das navettes profissionais.