Peugeot Expert e Citroën Jumpy apresentam caracteristicas únicas e distintivas que, ao estabelecer novos padrões para a categoria e introduzirem soluções avançadas, antecipam um avanço de uma geração para estes dois modelos comerciais ligeiros do grupo PSA.
Serão comercializados na Europa a partir de junho de 2016 e, a par de consumos de combustível reduzidos, intervalos de revisão de 40 000 km ou 2 anos contribuem para custos de utilização mais reduzidos.
Produzidos sobre a base modular que também serve o Peugeot 308 e o Citroën Picasso, esta solução, além de mais leve, permite obter facilmente 3 comprimentos de carroçaria, tanto para os modelos de mercadorias como de passageiros.
Incluindo um inédita versão curta, pouco mais longa que o Berlingo ou Partner, mas mais alta, ideal para circuitos de distribuição urbana. Face aos comercais compactos anteriores oferece como vantagens maior versatilidade de carga (graças à melhor esquadria do compartimento), acessos e capacidade de 5,1 m3, tara até 1400 kg (900 kg nos VCL compactos) e longitude máxima de transporte até 3,32 cm.
Acrescentando funcionalidade, qualquer das configurações pode oferecer 2 ou 3 lugares na fila da frente, e tem como altura máxima 1,90, para não se registarem constragimentos à entrada de parques subterrâneos.
Os 3 comprimentos de carroçaria disponibilizados para os Peugeot EXPERT e Citroën JUMPY são 4,60 metros (compacto), 4,95 metros e 5,30 metros, todos particularmente adequados para uma utilização urbana, graças ao acesso baixo à caixa de carga ou às portas laterais deslizantes com comando mãos-livres, que abrem à simples passagem do pé sob o pára-choques.
A par de uma cabina modular, e além das portas laterais deslizantes em modo mãos-livres, Peugeot Expert e Citroën Jumpy estreiam mais equipamentos inovadores no segmento, como a Travagem Activa de Segurança (Active City Brake), a câmara de visão traseira com VisioPark, o sistema head-up display e a navegação conectada 3D no touchscreen com comando vocal.
A volumetria máxima é de 6,6 metros e a longitude da caixa de carga de 4 metros.
MOTORES
Conta com motores BlueHDi Euro 6 com um intervalo de potências de 95 cv a 180 cv e binário entre os 210 Nm e os 400 Nm, quase todas equipadas com Stop&Start.
- 1.6L BlueHDi 95 cv, caixa manual de 5 relações, a partir dos 5,5 l/100 km, 144 g/km de CO2;
- 1.6L BlueHDi 95 cv S&S, caixa pilotada ETG6, a partir dos 5,2 l/100 km, 135 g/km de CO2;
- 1.6L BlueHDi 115 cv S&S, caixa manual de 6 relações, a partir dos 5,1 l/100 km, 133 g/km de CO2;
- 2.0L BlueHDi 120 cv S&S, caixa manual de 6 relações, a partir dos 5,3 l/100 km, 139 g/km;
- 2.0L BlueHDi 150 cv S&S, caixa manual de 6 relações, a partir dos 5,3 l/100 km, 139 g/km;
- 2.0L BlueHDi 180 cv S&S, caixa automática EAT6, a partir dos 6,1 l/100 km, 151 g/km
Todas integram o dispositivo SCR (Selective Catalytic Reduction) a montante do FAP (Filtro de Partículas) aditivado e respondem à norma Euro6. O reservatório de AdBlue, de 22,4 l, permite uma autonomia de 15 mil quilómetros e o seu reabastecimento faz-se facilmente graças à tampa de enchimento exterior, situada ao nível dos pés, ficando invisível quando a porta do condutor está fechada.
Para aumentar a agradabilidade de condução e melhorar os consumos/emissões de CO2 contribui a nova caixa automática EAT6 no BlueHDi 180 e a caixa robotizada ETG6 no BlueHdi 95, que liberta ainda espaço suplementar para os joelhos do passageiro do meio.
A versão mais económica está homologada com 5,1 l/100 km e 133 g/km de CO2 e a média da gama está nos 5,4 l/100 km e 140 g/km de emissões CO2.
Estas versões VCL vão reforçar a posição de liderança do grupo francês no mercado de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) na Europa onde, em 2015, registou uma quota de mercado de 19,5%.
Complementarmente, a oferta VP (Veículos de Passageiros) – Peugeot TRAVELLER e Citroën SPACETOURER –, permitirá conquistar novas quotas de mercado nos segmentos das combispaces e das navettes profissionais.