A desenvolver uma ofensiva elétrica na sua gama comercial, o Groupe PSA apresentará já no próximo ano os primeiros comerciais ligeiros elétricos Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Opel Vivaro.

Todos os comerciais ligeiros elétricos do Grupo PSA contarão com duas capacidades de bateria: uma de 50 kWh, com autonomia prevista de 200 km (ciclo WLTP), e outra de 75 kWh, com autonomia de 300 km (ciclo WLTP).

Saiba mais sobre a oferta elétrica comercial do Groupe PSA.

Citroën

A Citroën está presente, em alguns mercados, com o Berlingo Electric, e com o lançamento do Jumper Electric, no início de 2020, a marca francesa “pretende fortalecer a sua oferta elétrica dedicada aos profissionais”.

O objetivo da marca é chegar a 2021 com uma gama de furgões compactos 100% eletrificados.

PSA comerciais ligeiros elétricos

Diz o construtor francês que esta oferta “beneficiará os utilizadores profissionais através de (…) custos de utilização controlados, liberdade de acesso aos centros urbanos e capacidade de garantir entregas ‘último quilómetro’”.

Até 2021, a marca vai propor uma versão 100% elétrica do Jumpy e uma versão 100% elétrica do Berling Van.

A estratégia “Inspired by Pro” da marca francesa é composta por soluções feitas à medida dos clientes profissionais, seja através dos produtos (gamas Berlingo Van, Jumpy e Jumper) ou na rede de concessionários, com o conceito comercial “La Manufacture” a demonstrar a ambição da Citroën em fornecer aos seus clientes padrões específicos em termos de acolhimento, personalização e conforto.

De acordo com a marca francesa, o utilizador do Jumpy dispõe de um nível de conforto que elimina vibrações e ruídos, um volume de carga útil idêntico ao das versões térmicas e um custo de utilização reduzido.

“A partir de 2020, o Jumpy pretende tornar-se na nova referência em furgões compactos no mercado dos veículos elétricos”
– Citroën

Peugeot

e-Expert é o primeiro passo da Peugeot para um processo de eletrificação dos seus modelos, sendo que a ambição da marca francesa do Groupe PSA é ter, em 2021, uma gama de comerciais ligeiros totalmente eletrificada.

De acordo com a Peugeot, parte-se do pressuposto de que os profissionais, ou pelo menos a sua grande maioria, percorrem menos de 300 km por dia. É por isso que se criou a versão elétrica do Expert.

PSA comerciais ligeiros elétricos

O volume de carga permanecerá idêntico ao das versões térmicas equivalentes.

O novo e-Expert chega ao mercado no segundo semestre de 2020 e reforçará a gama eletrificada da Peugeot, juntando-se assim ao Partner Electric, Boxer Electric, e-208, e-2008, 3008 Hybrid, 508 Hybrid e 508 Hybrid4.

Opel

O Vivaro-e é o início da ofensiva elétrica da marca alemã na sua gama de comerciais ligeiros.

É já em 2020 que o Vivaro chega ao mercado com uma versão elétrica, com duas baterias de duas capacidades diferentes.

Diz a Opel que este novo modelo “dá resposta às necessidades crescentes de entregas sem emissões nas áreas urbanas, antecipando um aumento da procura de veículos comerciais elétricos a bateria”.

Com lançamento agendado para 2021, o Combo-e seguir-se-á ao Vivaro-e no território dos comerciais ligeiros elétricos Opel.

Michael Lohscheller, CEO da Opel, diz que “em 2024 todos os modelos da Opel estarão eletrificados”.

“Veículos comerciais eletrificados tornar-se-ão especialmente relevantes na ótica ‘last mile’ em áreas urbanas, por exemplo (…) na entrega de mercadorias. Por essa razão, estou muito satisfeito com a disponibilidade do Vívaro-e já a partir do próximo ano, enquanto as versões eletrificadas do Combo Life, do Combo Cargo e do Zafira Life chegarão em 2021”
– Michael Lohscheller

PSA comerciais ligeiros elétricos

Disponível em carroçarias com três comprimentos diferentes: 4,60 m, 4,95 m e 5,30 m, a nova geração do Vivaro disponibiliza uma capacidade de carga até um total de 1.400 kg e tem uma capacidade de reboque de 2.500 kg.