A Veltium apresenta o Fleet-at-home, uma solução 360º de carregamento elétrico que pode ser utilizada quer pelos gestores de frota, quer pelos colaboradores de uma empresa.
O Fleet-at-home já está disponível em Portugal e pode ser utilizado nas residências dos colaboradores de uma empresa, recorrendo à gama de carregadores LITE e, do outro lado, pelos gestores de frota ou departamentos de Recursos Humanos, que têm acesso a uma plataforma Dashboard LITE que lhes permite um controlo, via web, de todo o processo de carregamento.
Considerando que as empresas transitam cada vez mais para frotas elétricas, torna-se necessário encontrar formas de controlar os carregamentos que os seus funcionários fazem nas suas casas. Assim, a Veltium lançou uma solução que permite às empresas monitorizar os carregamentos feitos numa rede elétrica doméstica e extrair esses mesmos dados para posterior faturação ou compensação.
Fleet-at-home: gestão de frota elétrica facilitada
Os carregadores LITE permitem o acesso a toda a informação de carregamento em tempo real, dado comunicarem com a empresa via Wi-Fi ou Ethernet. Permitem, além disso, a sincronização desta informação mediante ligação Bluetooth (com a app Veltium) cada vez que o utilizador se aproxima do carregador – uma “enorme vantagem”, diz a Veltium, porque não encarece a instalação de carregadores ou redes em garagens comunitárias com pouca cobertura de rede.
Do lado da empresa, recorrendo ao Dashboard LITE, o gestor de frota pode aceder facilmente à informação gráfica e numérica dos carregamentos, num formato visual que permite a identificação e gestão dos dados, com a vantagem adicional do gestor o poder fazer remotamente.
Através do Dashboard LITE, o gestor pode também agrupar os diferentes carregadores elétricos de acordo com diferentes critérios ou necessidades – sejam estes obter informações de diferentes áreas geográficas, filiais ou departamentos da empresa, independentemente da dimensão da frota.
O Dashboard LITE permite ainda filtrar a informação dos carregamentos por datas, utilizadores e carregadores. Todas estas informações e estatísticas históricas podem ser exportadas para posterior processamento e análise através de relatórios (personalizáveis e adaptáveis à imagem corporativa de cada empresa). Estas informações podem ainda ser integradas no serviço de pagamentos entre a própria empresa e os seus funcionários.
A Veltium diz que já há inúmeras empresas a aplicar com sucesso esta proposta na sua atividade.
Quanto a preços, a empresa diz que variam consoante o número de carregadores que uma empresa solicitar, bem como em função de cada caso específico.