Em Abril de 2016, o número de novas matrículas de veículos ligeiros desceu das “anormais” 30.277 unidades verificadas em Março, para 18.578 unidades.
“Apenas” mais 6,7% do que o valor registado em Abril de 2015, confirmando-se que não eram mentira as indicações de que a forte subida nas vendas verificada em Março se devia à antecipação de compras e de matrículas para stock, por causa do agravamento do ISV, em vigor em 1 de Abril de 2016.
No grupo da frente, as marcas mais penalizadas foram a Peugeot e, sobretudo, a Volkswagen, que, face ao período homólogo, conheceu um forte trambolhão nos comerciais ligeiros. Apesar dos totais acumulados este ano para as duas marcas se manterem confortáveis, ao ponto de disputarem a vice-liderança do mercado de ligeiros, atrás da inamovível Renault, nos comerciais, o construtor alemão continua prejudicado pelo crescimento da competitividade dos concorrentes nos segmentos mais baixos.
Por causa disto, nos primeiros 4 meses do ano já perdeu mais de 1% de quota de mercado do segmento dos comerciais.
Em sentido oposto, encontram-se algumas marcas com taxas de crescimento de 3 dígitos nos primeiros 4 meses de 2016, face ao mesmo período de 2015. São os casos da Mazda, Jaguar e Suzuki, apesar de qualquer delas, com excepção da primeira, ter registado um crescimento numérico pouco expressivo.
Segue-se a tabela de vendas de ligeiros de passageiros e comerciais até ao final de Abril de 2016: