A venda de automóveis ligeiros voltou a crescer em Portugal. As vendas obtidas em Setembro de 2015 permitiram ultrapassar um total acumulado de 150 mil unidades, fazendo acreditar que, até Dezembro, esse número possa chegar, ou até ultrapassar, os 200 mil novos veículos.
As 15.138 unidades matriculadas em Setembro voltam a ser o valor mais elevado deste mês desde 2010. Com 159.551 matriculadas, este valor representa um crescimento anual do mercado português de 27,7%.
Renault, Volkswagen, Peugeot, Mercedes-Benz e BMW repartem as 5 primeiras posições da tabela de ligeiros e, como é habitual acontecer, as posições da Volkswagen e da Peugeot invertem-se e a Citroën sobe à 5.ª posição, por troca com a BMW.
Mais uma vez, isto acontece devido à forte presença do grupo francês no setor dos comerciais, segmento no qual a Peugeot está a aproximar-se cada vez mais da tradicional líder deste mercado, a Renault. Contabilizando os números de Janeiro a Setembro de 2015, as vendas das 3 marcas francesas (Renault, Peugeot e Citroën) representam quase metade deste mercado em Portugal.
Analisando a tabela dos ligeiros de passageiros, além de um distanciamento cada vez maior entre a Mercedes-Benz e a BMW, registaram-se algumas subidas percentuais importantes por parte da Smart e da Mazda, referindo apenas as que venderam mais de uma centena de unidades neste mês.
No acumulado do ano, o crescimento percentual mais expressivo continuam a ser o da Jeep e da Smart (referindo novamente apenas as marcas com mais de 100 unidades vendidas) e a curiosidade de, em Setembro de 2015, se terem matriculado 88 unidades da DS, a nova marca do grupo PSA.