A venda de automóveis novos em Portugal começou a mostrar sinais de inversão da tendência negativa a partir do verão de 2013. Mas só um ano depois começaram a sentir-se os efeitos no sector de usados, contrariando a escassez da oferta, mas também da procura, que até então se verificava.
Uma realidade corroborada pelos responsáveis de duas importantes gestoras nacionais, que têm em comum a particularidade de disporem de canais próprios para escoamento das viaturas usadas após o final dos respetivos contratos.
“Estudos internacionais apontam para uma forte procura de veículos usados em praticamente toda a Europa até 2017, por causa da escassez de produto motivada pelas quebras de vendas de novos nos últimos anos”, acentua João Gomes, diretor coordenador de operações ALD Automotive. “Prevemos uma continuidade neste ciclo positivo no mercado de usados, que se iniciou em 2013.
Como está o mercado de usados a reagir em consequência da variação das vendas de veículos novos em Portugal nos últimos três anos?
A falta de renovação do parque das empresas, traduzida na redução da dimensão da frota ou na extensão de contrato das viaturas já contratualizadas, foi uma das razões que levou à diminuição da oferta do número de viaturas usadas.
Manuel Berger, diretor de operações LeasePlan, concorda e acrescenta: “Durante o ano de 2013 e no primeiro semestre de 2014, manteve-se alguma escassez na procura. No entanto, a partir do final do verão de 2014, começou a verificar-se um reequilíbrio na procura de usados”.
A procura de usados vem sobretudo dos particulares, refere João Gomes. “Hoje em dia, mesmo as pequenas empresas beneficiam de preços bastante competitivos na aquisição de veículos novos”.
Incrementar o canal de usados
A relação entre a diminuição da procura de novos e a oferta de usados gerou uma oportunidade para as duas gestoras impulsionarem canais próprios de comércio de usados, que ganharam peso e estrutura dentro das respetivas organizações.
Na Leaseplan, a CarNext, plataforma online para venda de automóveis usados representa já mais de 60% do total de vendas de usados desta gestora, com uma faturação de 144 milhões de euros em 2014. Não fugindo muito do que também acontece no mercado dos novos, os modelos mais vendidos a profissionais foram o Renault Mégane, o VW Golf e o Opel Astra.
Na ALD Automotive, o ALD carmarket, plataforma de leilões online para profissionais tem uma quota de 68% nas vendas B2B. Quanto ao ALD seconddrive, conta já com mais de 1.000 viaturas comercializadas, representando 8% das vendas totais e 45% das vendas realizadas a particulares.
“Habitualmente os mercados demoram a recuperar. Mas a evolução positiva no mercado de usados sentida desde o início de 2013, no fundo apenas o reposiciona para níveis, em termos de valores e de procura, anteriores à crise”, conclui o diretor coordenador de operações ALD Automotive.
LEASEPLAN | ALD AUTOMOTIVE | |
Canais | A CarNext tem plataformas dirigidas a públicos específicos: particulares e profissionais de revenda de usados. Para profissionais existe ainda uma plataforma de leilões online. Há três ‘Welcome Center’, dois em Lisboa e um no Porto. Aqui, duas vezes por ano, realizam-se feiras com usados provenientes da frota da Leaseplan | A ALD carmarket é uma plataforma de leilões online, exclusiva para profissionais. Pontos de venda físicos ALD seconddrive para particulares. Venda direta a utilizadores. Leiloeiras. Mais do que criar novos canais, a ALD está empenhada em aperfeiçoar e inovar os atuais, como a plataforma de leilões online que passou a estar disponível para Tablets e Smartphones |
Vantagens para a gestora | Tendo em conta um volume superior a 1500 usados por mês, torna-se mais eficiente internalizar tanto a logística com a própria revenda dos automóveis usados. | Importante para uma definição mais assertiva de valores residuais. Rentabiliza a atividade da gestora. É considerada uma estratégia essencial para a criação de valor junto dos clientes. |
Vantagens para o cliente final | “Usados sem nada a esconder” é a promessa da Leaseplan. Viaturas com um único proprietário, quilómetros reais garantidos e revisões e manutenções previstas pelo fabricante. Garantia de usados LeasePlan de 2 anos. Facilidade de acesso a parceiros para obtenção de financiamento. Aceitam retoma de usados. | Garantia do princípio da “Máxima Qualidade”. Viaturas de apenas um proprietário, na maioria dos casos, apenas um condutor. Veículos em perfeito estado de conservação que se destacam no mercado de usados por oferecerem garantias ALD Automotive. Veículos com histórico de manutenção conhecida e realizado segundo os critérios da marca. |
Perspetivas para 2015 | “Esperamos um maior equilíbrio entre a oferta e procura. Perspetivamos um volume de vendas similar ao de 2014. Os veículos usados são sempre uma opção válida tanto para particulares como profissionais, principalmente se o automóvel usado apresentar vantagens competitivas, como a garantia de 2 anos e a venda ser feita por um parceiro de confiança”. | “O nosso principal objetivo é criar condições que permitam estabilizar os valores que servem de base às nossas propostas. Julgamos ter todas as condições para o fazer. De facto, a experiência que temos com vários canais de venda, permite-nos escolher o melhor em função da tipologia da viatura, otimizando assim o binómio valor/tempo de stock”. |