A venda de veículos ligeiros de passageiros no Reino Unido caiu 29,4% em 2020, o primeiro ano após a sua saída da União Europeia.
Os 1.631.064 registos do ano passado só são comparáveis aos verificados em 1992, ou seja, há 28 anos.
Desde 2016, ano em que os britânicos votaram pela saída da União Europeia, que o mercado automóvel do Reino Unido tem vindo a descer.
Há quatro anos superava os três milhões de unidades e foi o quarto maior a nível mundial.
Em 2019, o Reino Unido foi o segundo principal mercado automóvel da União Europeia.
Em 2020 foi apenas o terceiro num conjunto de países europeus, sendo ultrapassado pela França no volume de matrículas.
A titulo comparativo, o recuo médio do comércio de automóveis ligeiros de passageiros em 2020, no conjunto dos 27 estados europeus, foi de 23,7%.
Já a queda do mercado de comerciais ligeiros no Reino Unido foi menor, na ordem dos 20%, mesmo assim superior à média da União Europeia: 17,6%.
Viaturas mais vendidas no Reino Unido
Os incentivos à aquisição de viaturas mais eficientes fizeram crescer a procura de carros eletrificados, sobretudo viaturas híbridas, em contraste com a queda verificada nos modelos a gasóleo, que recuaram 55%.
Especificamente a venda de veículos 100% elétricos aumentou 185,9% (mais de 108 mil unidades) e valeu 6,6% do mercado em 2020 (foi de 1,6% em 2019).
A venda de carros 100% elétricos no Reino Unido foi tão expressiva, que o carro mais vendido em dezembro de 2020, no conjunto de todos os modelos, foi o Tesla Model 3.
Já os carros ligeiros com motor plug-in obtiveram 4,1% de quota de mercado (66.877 unidades), o que traduz um crescimento de 91,2% do segmento dos PHEV. Valiam 1,5% do mercado em 2019.
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