O mercado automóvel em Portugal continua a demonstrar uma espantosa vitalidade, registando em Abril o segundo valor de vendas mais elevado dos últimos 10 meses.

Com 17.399 veículos ligeiros matriculados em Abril , o total de 2015 ascende já às 70.317 unidades. Em apenas 4 meses, este valor é superior a metade do mercado automóvel de 2012 e 2013 e ultrapassa o total dos últimos 5 meses de 2014.

O crescimento do mercado de veículos ligeiros mantém-se na casa dos 30% desde o início do ano, com a Renault, Peugeot e VW a ocuparem, por esta ordem, os três primeiros lugares do pódio.

Sem grande surpresa, as premium BMW e Mercedes-Benz trocam de posição na tabela, consoante se contabilizem apenas os ligeiros de passageiros ou se incluam também os modelos comerciais, situação em que a marca da estrela toma vantagem. A novidade, neste caso, é a “intromissão da Citroen que, fruto de uma forte presença no mercado dos VLM, se intromete entre os construtores alemães e disputa a 5.ª posição da tabela de ligeiros à BMW.

Percentualmente, a Kia é a marca que está a crescer mais em 2015 (+ 77,8%), logo seguida da da Mini (+ 72,5 %). Se não atendermos o caso da Suzuki, cujo crescimento de 1250% das vendas se traduz em 12 matriculas em 2015, face a apenas 2 no período homólogo de 2014.

Entre as marcas do TOP 5, a Citroen é quem mais se destaca. Trepou 42,2% face aos primeiros 4 meses de 2014, mais 1437 unidades do que em 2014. Curiosamente, só um pouco menos do que o número total de comerciais ligeiros que a marca francesa já vendeu em 2015: 1.358 unidades. Juntamente com a Peugeot, que ocupa a segunda posição da tabela, o grupo PSA é responsável por mais de 30% das vendas deste segmento.

As seis marcas mais vendidas em Portugal – Renault, Peugeot, Volkswagen, Mercedes-Benz, Citroën e BMW – continuam a representar mais de mercado automóvel no nosso país.