O mercado automóvel de ligeiros cresceu 10,1% em fevereiro, prejudicado pelo atraso na emissão das matrículas diz a ACAP em comunicado.

Seria portanto de esperar que o aumento fosse mais significativo, caso não se verificasse este contratempo.

Verificou-se também um retorno à “normalidade”:

  • A Renault regressou ao primeiro lugar da tabela de vendas (que a Peugeot ocupou em janeiro, tantos nos ligeiros de passageiros como na global de ligeiros)
  • A Tesla voltou a desaparecer das listas (apesar de haver matrículas novas)
  • Efectuaram-se mais 6.687 matrículas do que em janeiro, mês também afetado pela emissão de novos registos.

Isto apesar de Fevereiro ser um mês mais pequeno e continuarem a existir campanhas de viaturas “0 km” com descontos de mais de 25%, para carros matriculados em 2017.

O canal do rent-a-car é em parte responsável por este aumento, devido à proximidade da Páscoa e antecipando as necessidades do verão.

Uma tendência de crescimento que o mercado deverá manter pelo menos até Agosto, já que, a partir de setembro, as regras do WLTP deverão aplicar-se a todas as viaturas novas.

Assim acontecerá devido à necessidade de efetuar stock, uma vez que é de prever que o preço dos carros novos venha a ser afetado pelo agravamento do ISV.

Mas vamos à análise dos números de Fevereiro. Que, no somatório dos 2 primeiros meses, não batem certo quanto se recuperam os dados de janeiro que constam no site da ACAP:

  • A Renault regressa, como se disse, à liderança da tabela. Faz mais do que o dobro das matrículas de janeiro (no total de ligeiros) e mais 17,8% do que no mesmo mês de 2017
  • A Mercedes-Benz mantém-se de pedra e cal na terceira posição, logo a seguir à Peugeot, que mantém uma boa performance no segmento dos passageiros
  • A BMW faz uma boa performance e, ao somar mais de 600 unidades ao resultado de janeiro (1.578 matriculas, mais do que a MB que também comercializa viaturas comerciais), ascende à 5.ª posição da tabela, logo atrás da Citroen;
  • A quota de mercado da Volkswagen continua a descer e já vai na 6.ª posição de passageiros e 8.º do total de ligeiros; num ano a marca alemã perdeu 37% de quota de mercado (de 7,43 em fevereiro de 2017 para 5,41 em fevereiro de 2018)
  • Nos primeiros 2 meses, descidas percentuais acentuadas também da Audi ( – 23,7%), Mazda ( – 19%), Skoda (-42,3%) e Land Rover (-26,2%)
  • No mesmo sentido, embora não de forma tão acentuada percentualmente, a Opel, Ford e Hyundai também estão a matricular menos do que no período homólogo de 2017
  • Já a Honda está a recuperar bem e subiu 50% face às vendas de 2017, embora isso se traduza em pouco mais de três centenas de unidades;
  •  Analisando apenas as vendas de ligeiros de passageiros, as matriculas de Fevereiro ficam assim alinhadas:
Renault 3416
Peugeot 2273
BMW 1578
Mercedes-Benz 1476
Volkswagen 1342
Citroën 1329
Nissan 1121
Fiat 1118
Opel 1042
Ford 737
Toyota 719
Seat 712
Kia 556
Dacia 493
Volvo 474
Audi 457
Hyundai 315
Smart 295
MINI 286
Honda 184