O mercado automóvel de ligeiros cresceu 10,1% em fevereiro, prejudicado pelo atraso na emissão das matrículas diz a ACAP em comunicado.
Seria portanto de esperar que o aumento fosse mais significativo, caso não se verificasse este contratempo.
Verificou-se também um retorno à “normalidade”:
- A Renault regressou ao primeiro lugar da tabela de vendas (que a Peugeot ocupou em janeiro, tantos nos ligeiros de passageiros como na global de ligeiros)
- A Tesla voltou a desaparecer das listas (apesar de haver matrículas novas)
- Efectuaram-se mais 6.687 matrículas do que em janeiro, mês também afetado pela emissão de novos registos.
Isto apesar de Fevereiro ser um mês mais pequeno e continuarem a existir campanhas de viaturas “0 km” com descontos de mais de 25%, para carros matriculados em 2017.
O canal do rent-a-car é em parte responsável por este aumento, devido à proximidade da Páscoa e antecipando as necessidades do verão.
Uma tendência de crescimento que o mercado deverá manter pelo menos até Agosto, já que, a partir de setembro, as regras do WLTP deverão aplicar-se a todas as viaturas novas.
Assim acontecerá devido à necessidade de efetuar stock, uma vez que é de prever que o preço dos carros novos venha a ser afetado pelo agravamento do ISV.
Mas vamos à análise dos números de Fevereiro. Que, no somatório dos 2 primeiros meses, não batem certo quanto se recuperam os dados de janeiro que constam no site da ACAP:
- A Renault regressa, como se disse, à liderança da tabela. Faz mais do que o dobro das matrículas de janeiro (no total de ligeiros) e mais 17,8% do que no mesmo mês de 2017
- A Mercedes-Benz mantém-se de pedra e cal na terceira posição, logo a seguir à Peugeot, que mantém uma boa performance no segmento dos passageiros
- A BMW faz uma boa performance e, ao somar mais de 600 unidades ao resultado de janeiro (1.578 matriculas, mais do que a MB que também comercializa viaturas comerciais), ascende à 5.ª posição da tabela, logo atrás da Citroen;
- A quota de mercado da Volkswagen continua a descer e já vai na 6.ª posição de passageiros e 8.º do total de ligeiros; num ano a marca alemã perdeu 37% de quota de mercado (de 7,43 em fevereiro de 2017 para 5,41 em fevereiro de 2018)
- Nos primeiros 2 meses, descidas percentuais acentuadas também da Audi ( – 23,7%), Mazda ( – 19%), Skoda (-42,3%) e Land Rover (-26,2%)
- No mesmo sentido, embora não de forma tão acentuada percentualmente, a Opel, Ford e Hyundai também estão a matricular menos do que no período homólogo de 2017
- Já a Honda está a recuperar bem e subiu 50% face às vendas de 2017, embora isso se traduza em pouco mais de três centenas de unidades;
- Analisando apenas as vendas de ligeiros de passageiros, as matriculas de Fevereiro ficam assim alinhadas:
Renault | 3416 |
Peugeot | 2273 |
BMW | 1578 |
Mercedes-Benz | 1476 |
Volkswagen | 1342 |
Citroën | 1329 |
Nissan | 1121 |
Fiat | 1118 |
Opel | 1042 |
Ford | 737 |
Toyota | 719 |
Seat | 712 |
Kia | 556 |
Dacia | 493 |
Volvo | 474 |
Audi | 457 |
Hyundai | 315 |
Smart | 295 |
MINI | 286 |
Honda | 184 |