Nos primeiros 6 meses de 2015 venderam-se em Portugal mais carros do que na totalidade de 2012.
O mercado de viaturas ligeiras em Junho de 2015 somou 23.859 unidades, das quais 21.067 correspondem a versões de passageiros.
Em termos acumulados, este ano já se matricularam 114.938 veículos ligeiros (100.656 passageiros e 14.282 VCL).
Isto significa que o comércio de ligeiros subiu 34,2% comparativamente a Junho de 2014 e, em termos homólogos, regista-se um incremento das vendas de 31,1% durante a primeira metade de 2015.
Quanto às marcas mais vendidas no segmento dos ligeiros, os valores de Junho não trazem grandes novidades: Renault, Peugeot e Volkswagen continuam a ocupar o pódio, as duas últimas trocando de posição conforme entrem nas contas os modelos comerciais.
A mesma presença forte no mercado dos comerciais ligeiros explica a 5.ªposição da Citroen e a falta de oferta dessa categoria de veículos justifica porque é que a BMW é a quarta marca mais vendida em Portugal somente quando totalizadas as versões de passageiros.
A tabela de vendas divulgada pela ACAP mostra que o despique entre as duas marcas germânicas premium continua. Em Junho, a vantagem da BMW sobre a Mercedes-Benz, na tabela de ligeiros de passageiros, é de apenas 9 unidades.
Registo ainda para o forte crescimento de alguns construtores, nomeadamente coreanos, mas também da smart e da Jeep e ainda de algumas marcas de luxo.
Total de veículos ligeiros vendidos em Junho de 2015 e de Janeiro a Junho de 2015
Junho | Janeiro a Junho | |||||
Unidades | % | Unidades | % | |||
2015 | 2014 | Var. | 2015 | 2014 | Var. | |
Renault | 3.072 | 2.823 | 8,8 | 14.712 | 12.034 | 22,3 |
Peugeot | 2.454 | 1.477 | 66,1 | 11.893 | 8.211 | 44,8 |
Volkswagen | 2.278 | 1.574 | 44,7 | 10.868 | 8.014 | 35,6 |
Mercedes-Benz | 1.343 | 1.126 | 19,3 | 7.805 | 5.984 | 30,4 |
Citroën | 1.306 | 1.216 | 7,4 | 7.343 | 5.696 | 28,9 |
BMW | 1.152 | 940 | 22,6 | 6.988 | 5.726 | 22,0 |
Opel | 1.363 | 1.226 | 11,2 | 6.760 | 5.601 | 20,7 |
Nissan | 1.432 | 790 | 81,3 | 6.186 | 3.831 | 61,5 |
Fiat | 1.345 | 1.018 | 32,1 | 5.991 | 4.572 | 31,0 |
Ford | 1.257 | 829 | 51,6 | 5.772 | 3.865 | 49,3 |
Audi | 927 | 744 | 24,6 | 5.122 | 4.162 | 23,1 |
Toyota | 1.464 | 793 | 84,6 | 4.880 | 3.568 | 36,8 |
Seat | 1.277 | 973 | 31,2 | 4.423 | 3.575 | 23,7 |
Dacia | 370 | 329 | 12,5 | 2.325 | 1.832 | 26,9 |
Kia | 361 | 173 | 108,7 | 2.040 | 1.216 | 67,8 |
Volvo | 347 | 264 | 31,4 | 1.919 | 1.281 | 49,8 |
Skoda | 453 | 221 | 105,0 | 1.748 | 1.329 | 31,5 |
Mitsubishi | 211 | 273 | -22,7 | 1.393 | 1.196 | 16,5 |
Smart | 295 | 109 | 170,6 | 1.378 | 745 | 85,0 |
MINI | 232 | 148 | 56,8 | 1.206 | 777 | 55,2 |
Hyundai | 282 | 103 | 173,8 | 899 | 563 | 59,7 |
Honda | 146 | 170 | -14,1 | 776 | 931 | -16,6 |
Mazda | 131 | 87 | 50,6 | 598 | 546 | 9,5 |
Land Rover | 70 | 40 | 75,0 | 418 | 338 | 23,7 |
Alfa Romeo | 30 | 62 | -51,6 | 363 | 446 | -18,6 |
Iveco | 88 | 45 | 95,6 | 357 | 293 | 21,8 |
Lexus | 41 | 27 | 51,9 | 186 | 150 | 24,0 |
Isuzu | 30 | 11 | 172,7 | 137 | 104 | 31,7 |
Jeep | 26 | 6 | 333,3 | 126 | 49 | 157,1 |
Jaguar | 36 | 18 | 100,0 | 122 | 92 | 32,6 |
Porsche | 7 | 52 | -86,5 | 67 | 199 | -66,3 |
Suzuki | 11 | 0 | … | 50 | 2 | 2400,0 |
Lancia | 10 | 98 | -89,8 | 48 | 402 | -88,1 |
Maserati | 3 | 0 | … | 14 | 0 | … |
Ferrari | 1 | 0 | … | 7 | 6 | 16,7 |
DS | 5 | 0 | … | 5 | 0 | … |
Aston Martin | 1 | 1 | 0,0 | 3 | 5 | -40,0 |
Lamborghini | 1 | 0 | … | 3 | 1 | 200,0 |
DFM | 0 | 0 | … | 3 | 0 | … |
Bentley | 1 | 0 | … | 2 | 1 | 100,0 |
Lotus | 0 | 0 | … | 1 | 0 | … |
Piaggio | 0 | 0 | … | 1 | 0 | … |
Chevrolet | 0 | 11 | -100,0 | 0 | 341 | -100,0 |
Dodge | 0 | 0 | … | 0 | 3 | -100,0 |
Total | 23.859 | 17.777 | 34,2 | 114.938 | 87.687 | 31,1 |