O comércio de automóveis novos em Portugal continua em franco crescimento e, desde o início do ano, já se venderam em Portugal 52.910 viaturas ligeiras.
Este valor representa um incremento de 33,3% do mercado, face a igual período de 2014. Caso prossiga este ritmo de vendas, facilmente se ultrapassarão as 200 mil unidades novas no final deste ano.
Há quase 5 anos que não se matriculavam tantos carros num só mês. É preciso recuar a Dezembro de 2010 (33.872 unidades), para encontrar um valor bruto mensal superior ao registado em Março de 2015 (22.695 unidades).
Apesar de 2014 ter revelado um crescimento superior às expectativas dos analistas do mercado, é com alguma surpresa que se constata que a renovação do parque automóvel prossegue a um ritmo bastante superior ao esperado.
A descida das taxas de juro e maiores facilidades de acesso ao crédito justificam o aumento da procura de clientes particulares. Mas, tal como se verificou em 2014, as frotas de rent-a-car estão a ser os grandes motores do crescimento do mercado, na linha das perspectivas que indicam, para 2015, uma evolução superior a 40% da actividade turística em Portugal.
Março de 2015 | Janeiro a Março 2015 | |||||
2015 | 2014 | Var. | 2015 | 2014 | Var. | |
Renault | 2.956 | 2.576 | 14,8 | 6.512 | 5.378 | 21,1 |
Peugeot | 2.163 | 1.533 | 41,1 | 5.453 | 3.850 | 41,6 |
Volkswagen | 2.005 | 1.323 | 51,5 | 4.692 | 3.415 | 37,4 |
Mercedes-Benz | 1.528 | 1.132 | 35,0 | 3.886 | 2.910 | 33,5 |
Citroën | 1.401 | 1.163 | 20,5 | 3.695 | 2.604 | 41,9 |
BMW | 1.337 | 1.052 | 27,1 | 3.614 | 2.870 | 25,9 |
Nissan | 1.651 | 846 | 95,2 | 3.123 | 1.822 | 71,4 |
Opel | 1.412 | 1.203 | 17,4 | 3.112 | 2.344 | 32,8 |
Fiat | 1.244 | 791 | 57,3 | 2.621 | 1.915 | 36,9 |
Ford | 1.061 | 611 | 73,6 | 2.445 | 1.575 | 55,2 |
Com pequenas variações de posição a meio da tabela, as marcas mais vendidas em Portugal continuam a ser, por ordem decrescente, a Renault, Peugeot, Volkswagen, Mercedes-Benz, Citroën, BMW, Nissan, Opel, Fiat e Ford. Nesta lista, destaca-se a Nissan, efectivamente a marca que mais tem crescido em volume de vendas e quota de mercado.
Março 2015 | Janeiro a Março 2015 | |||||
2015 | 2014 | Var. | 2015 | 2014 | Var. | |
Renault | 526 | 694 | -24,2 | 1.295 | 1575 | -17,8 |
Peugeot | 414 | 298 | 38,9 | 1.086 | 739 | 47,0 |
Citroën | 401 | 334 | 20,1 | 1.024 | 731 | 40,1 |
No segmento dos comerciais ligeiros, nas três posições da tabela permanecem as marcas francesas.
Destaca-se a quebra da Renault (apesar de continuar a liderar a classe) e a subida consolidada da Peugeot e, principalmente, da Citroen.