O comércio de automóveis novos em Portugal continua em franco crescimento e, desde o início do ano, já se venderam em Portugal 52.910 viaturas ligeiras.

Este valor representa um incremento de 33,3% do mercado, face a igual período de 2014. Caso prossiga este ritmo de vendas, facilmente se ultrapassarão as 200 mil unidades novas no final deste ano.

Há quase 5 anos que não se matriculavam tantos carros num só mês. É preciso recuar a Dezembro de 2010 (33.872 unidades), para encontrar um valor bruto mensal superior ao registado em Março de 2015 (22.695 unidades).

Apesar de 2014 ter revelado um crescimento superior às expectativas dos analistas do mercado, é com alguma surpresa que se constata que a renovação do parque automóvel prossegue a um ritmo bastante superior ao esperado.

A descida das taxas de juro e maiores facilidades de acesso ao crédito justificam o aumento da procura de clientes particulares. Mas, tal como se verificou em 2014, as frotas de rent-a-car estão a ser os grandes motores do crescimento do mercado, na linha das perspectivas que indicam, para 2015, uma evolução superior a 40% da actividade turística em Portugal.

 

Março de 2015 Janeiro a Março 2015
2015 2014 Var. 2015 2014 Var.
Renault 2.956 2.576 14,8 6.512 5.378 21,1
Peugeot 2.163 1.533 41,1 5.453 3.850 41,6
Volkswagen 2.005 1.323 51,5 4.692 3.415 37,4
Mercedes-Benz 1.528 1.132 35,0 3.886 2.910 33,5
Citroën 1.401 1.163 20,5 3.695 2.604 41,9
BMW 1.337 1.052 27,1 3.614 2.870 25,9
Nissan 1.651 846 95,2 3.123 1.822 71,4
Opel 1.412 1.203 17,4 3.112 2.344 32,8
Fiat 1.244 791 57,3 2.621 1.915 36,9
Ford 1.061 611 73,6 2.445 1.575 55,2

 

Com pequenas variações de posição a meio da tabela, as marcas mais vendidas em Portugal continuam a ser, por ordem decrescente, a Renault, Peugeot, Volkswagen, Mercedes-Benz, Citroën, BMW, Nissan, Opel, Fiat e Ford. Nesta lista, destaca-se a Nissan, efectivamente a marca que mais tem crescido em volume de vendas e quota de mercado.

 

Março 2015 Janeiro a Março 2015
  2015 2014 Var. 2015 2014 Var.
Renault 526 694 -24,2 1.295 1575 -17,8
Peugeot 414 298 38,9 1.086 739 47,0
Citroën 401 334 20,1 1.024 731 40,1

No segmento dos comerciais ligeiros, nas três posições da tabela permanecem as marcas francesas.

Destaca-se a quebra da Renault (apesar de continuar a liderar a classe) e a subida consolidada da Peugeot e, principalmente, da Citroen.