Em fevereiro de 2017, a venda de automóveis novos de passageiros da UE totalizou 1.078.503 unidades vendidas, um crescimento de 2,2% em relação a fevereiro de 2016.
Este valor é inferior aos números de janeiro (1.170.220 veículos ligeiros de passageiros), mas o total dos dois primeiros meses de 2017 está 6,2% acima do período homólogo de 2016.
O crescimento fica abaixo do obtido no mercado português em fevereiro (4,4%), mas ligeiramente acima da soma de janeiro e fevereiro de 2017 (6,0%), no que concerne às vendas de ligeiros de passageiros.
Análise às vendas europeias por Estado
No entanto, em termos de volume, este resultado aproxima-se dos níveis de Fevereiro de 2008, pouco antes da crise económica que atingiu a economia europeia e, consequentemente, a indústria automóvel.
Entre os principais mercados, França (-2,9%), Alemanha (-2,6%) e no Reino Unido (-0,3%) desceram face a 2016, em parte devido ao facto de fevereiro ser um mês mais curto e com menos 1 dia útil do que em 2016.
Já Itália (+ 6,2%) e Espanha (+ 0,2%) aumentaram as suas vendas.
Em fevereiro de 2017, os países europeus que registaram um crescimento mais elevado foram a Roménia (+ 62,8%) e a Grécia (+ 56,9%. A maior descida coube à Irlanda, com menos 20,8% de registos do que em fevereiro de 2016.
De janeiro a fevereiro deste ano, o número de novas matriculas aumentou 6,2%, totalizando 2.248.040 unidades.
Todos os grandes mercados contribuíram para este crescimento: Itália (+ 8,1%), Espanha (+ 4,8%), Alemanha (+ 3,5%), França (+ 3,2%) e Reino Unido (+ 1,8%).
Destaque para o desempenho dos novos estados membros da UE, que contribuíram positivamente para a recuperação global do mercado da UE.
Análise às vendas europeias por construtores
O grupo Volkswagen continua a liderar o mercado com uma quota de 23,6% (era de 24% em 2016).
Ainda na soma de janeiro e fevereiro, o número de carros vendidos do grupo Volkswagen progrediu 4,4% face ao período homólogo: 547.871 unidades, face às 524.957 de 2016.
A SEAT é a marca automóvel do grupo alemão que está a registar um maior crescimento percentual.
A PSA supera o grupo Renault por escassas décimas de quota de mercado: 10,3% face a 9,6% da segunda. Enquanto o grupo liderado por Carlos Tavares reduziu dos 10,8% que tinha no final de fevereiro de 2016, a Renault e a Dacia cresceram 0,2 pontos percentuais, com mais de 17 mil unidades vendidas.
Nestes dois primeiros meses de 2017, o grupo Opel cresceu 1,7%, tendo matriculado 145.592 carros.
Destaque para o bom desempenho europeu de duas marcas com alguma importância no mercado português, apesar de não fazerem parte do topo da lista de vendas: a Toyota, que este ano já cresceu 23,7% e a Kia, com mais 15,5 de carros matriculados.
Inversamente, a smart (-8,2%) e a Mazda (-9,7%) estão a ter maior dificuldade em imporem os seus produtos.