Não é só em Portugal que a venda de carros novos está a crescer a um ritmo elevado, porque, a nível europeu, as vendas de veículos ligeiros mantêm também uma trajetória ascendente.
Em março de 2016, o mercado de carros de passageiros europeu voltou a crescer pelo 31.º o mês consecutivo, com o número de matrículas a crescer 6% neste mês em relação a março de 2015, atingindo mais de 1,7 milhões de unidades (1.700.683).
Em termos de volume, este resultado fica próximo dos níveis de março de 2007, pouco antes da crise económica que abalou a Europa e que atingiu a indústria automóvel.
Entre os principais mercados, Itália (17,4%) registou o melhor desempenho percentual, seguido pela França (7,5%) e Reino Unido (5,3%). Espanha (-0,7%) e Alemanha (-0,04%) desceram o número de registos em março de 2016.
Ao contrário destes dois últimos mercados, cuja principal razão apontada para a queda se deve ao facto de a Páscoa ter acontecido em Março, as vendas de passageiros em Portugal cresceram 31,8% neste mês, e este crescimento expressivo é exactamente apontado pela antecipação das aquisições do rent-a-car (prevendo afetar mais unidades ao previsível aumento do turismo motivado pela quadra pascal) e pelo aumento do ISV.
De janeiro a março de 2016, o mercado europeu já encaixou 3.819.269 milhões de unidades, mais 8,2% de matrículas em relação ao primeiro trimestre de 2015.
Todos os grandes mercados estão a revelar taxas de crescimento, contribuindo para a recuperação do setor automóvel europeu. O aumento mais elevado no núcleo restrito dos 5 principais mercados regista-se em Itália (20,8%), seguido da França (8,2%), Espanha (6,9%), Reino Unido (5,1%) e Alemanha (4,5%).
Neste período, o mercado português de ligeiros de passageiros cresceu 26,4% face aos primeiros três meses de 2015, somando 58.427 unidades.
Construtores estão a ganhar terreno à Volkswagen
No conjunto de 28 países da UE, o grupo Volkswagen continua a liderar o mercado europeu com 888.740
unidades encaixadas nos primeiros três meses do ano, um crescimento de 3,7% face a 2015.
A marca VW continua a ser a grande responsável por este valor, apesar das 420.013 unidades no mesmo período representarem uma redução de meio ponto face 421.996 de 2015. A Audi foi quem mais cresceu no grupo alemão, com 209.809 matrículas, mais 12,3% em relação a 2015.
Nos lugares seguintes do pódio mantêm-se os grupos PSA e Renault. As marcas francesas estão a reduzir a diferença face ao gigante alemão, já que apresentaram taxas de crescimento de 5,4 e 6,9% respetivamente. Mas os números totais são mais modestos: 399.262 unidades no grupo PSA e 358.228 veículos no grupo Renault.
Nos grupos franceses as marcas líderes continuam a ser a Peugeot (231.354, mais 5,9%) e a Renault (258.592, mais 8,0%).
A recuperar terreno estão também a FORD (281.713, mais 7,8%), os grupos OPEL (265.213, mais 10,8%) e FIAT (261.317, mais 16,7%), bem como construtores de marcas premium como os grupos BMW (244.286, mais 11,8%) e DAIMLER (220.891, mais 13,2%), impulsionados, nos dois últimos casos, pela boa aceitação dos novos modelos MINI e smart.