As vendas de comerciais ligeiros caíram 9,4% durante o mês de setembro de 2019. Uma das principais razões, de acordo com a ACEA (Associação Europeia dos Construtores Automóveis), foi a entrada dos testes de emissões WLTP no sector dos furgões a 1 de setembro – exatamente um ano depois da entrada destes testes em ligeiros de passageiros.

Comportamento europeu

Mais de metade dos países europeus apresentaram resultados negativos em setembro, com o Reino Unido (-23,5%) e a Alemanha (-11,2%) a apresentarem resultados negativos acima dos dois dígitos.

Embora o mês de setembro tenha registado resultados negativos nas vendas de comerciais ligeiros, eis o comportamento dos cinco principais mercados europeus no que respeita aos primeiros nove meses do ano:

  • A Alemanha registou 229.507 veículos comerciais ligeiros novos, o que representa um crescimento de 11,2%.
  • O Reino Unido conta com 286.616 novas matrículas. Houve um crescimento de 4,5%.
  • França matriculou 354.981 comerciais ligeiros novos. Tal representa um crescimento de 5,9%.
  • Em Itália, registou-se um aumento de 6,9% nas matrículas de comerciais ligeiros novos, com 134.265 veículos matriculados.
  • Em Espanha: 164.519 veículos novos matriculados – aumento de 1,9%.

Até agora, na União Europeia, o mercado de comerciais ligeiros novos expandiu em 4,4%, alcançando os 1,6 milhões de veículos registados no total.

Um olhar sobre Portugal

Durante o mês de setembro de 2019 foram registados 2.710 veículos comerciais ligeiros – menos 431 unidades do que em setembro de 2018, o que representa uma quebra de 13,7%.

entre janeiro e setembro deste ano, o mercado dos comerciais ligeiros registou uma quebra de 0,3%, com 28.156 unidades vendidas – menos 86 unidades do que em igual período de 2018.