A procura por veículos comerciais ligeiros em Portugal caiu 51,2% em março (face a período homólogo de 2019). São dados da ACEA – Associação Europeia dos Construtores Automóveis, que revelam que Portugal não está longe da média da Europa, que registou uma queda de 49,8% nas vendas de comerciais ligeiros no terceiro mês do ano.
Já no que respeita ao acumulado, Portugal apresenta uma queda de 24%, mantendo-se a par, igualmente, da tendência europeia (-23,1%).
A associação crê que o encerramento dos concessionários – em virtude das medidas decretadas pelos diferentes governos europeus no combate à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) – foi fundamental para as quedas nas vendas durante o mês de março, sendo a Itália o país que registou a maior queda (-71,2%), seguido pela Espanha (-67,2%) e França (-64,8%).
Entre janeiro e março, os mercados europeus apresentam também uma tendência de contração, com Espanha a registar a maior queda (-33,5%), seguida pela Itália (-29,4%), França (-27,3%) e Alemanha (-11,8%).