O comércio de automóveis novos de passageiros na União Europeia continua a revelar uma forte tendência de crescimento, evoluindo quase 15% na primeira metade de 2015, comparativamente ao mesmo período do ano anterior.
Com excepção da Honda e da Opel (que ainda se ressente ligeiramente com o fim da comercialização da Chevrolet nos mercados europeus) , todos os grupos automóveis apresentam resultados positivos.
Mesmo o grupo Fiat, cujos valores negativos da Alfa-Romeo e da Lancia são compensados pelo forte crescimento da Jeep (+ 186%).
A procura europeia está a permitir que algumas marcas superem os seus recordes de venda
Entre as siglas que já matricularam mais de 100 mil unidades ligeiras de passageiros em 2015, a Nissan é a que apresenta o crescimento mais elevado: +21.6% desde Janeiro, correspondendo a 294.140 unidades (241.857 no mesmo período de 2014) e um aumento da quota de mercado de 3,7 para 4,1%. O Nissan Qashqai continua a ser o responsável principal do bom desempenho da marca japonesa ao ser o 9.º modelo mais vendido na Europa.
A procura europeia de automóveis novos tem igualmente permitido a superação de alguns recordes de venda. É o caso da Hyundai que já comercializou 230.681 veículos ligeiros de passageiros na União Europeia desde o início de 2015.
Sem novidade, o pódio continua ocupado pelos 3 grandes grupos automóveis europeus: VW (1.775.021 veículos), PSA ( 757.013) e Renault (665.097). O conjunto das marcas do grupo alemão continuam responsáveis por cerca de 25% do mercado europeu de viaturas ligeiras, cabendo à Porsche o maior crescimento percentual da primeira metade de 2015: + 31,5%. Golf, Polo e Passat estão entre os 10 modelos mais vendidos este ano.
No despique alemão, o grupo BMW continua mais forte do que a Daimler. Com o pormenor curioso das vendas de veículos BMW em 2015 serem superiores à totalidade das marcas do grupo Daimler (Mercedes-Benz e Smart), ainda que, percentualmente, a Smart esteja a crescer significativamente (+60,4 em 2015, + 87,8% em Junho) e o ritmo de crescimento da Mercedes-Benz esteja a ser superior ao da marca bávara.
Quais são as 10 marcas automóveis e os 10 modelos mais vendidos na Europa?
– Marcas automóveis mais vendidas:
VOLKSWAGEN – 899.715 (+9,1%)
RENAULT – 516.721 ( +10,4%)
FORD – 548.283 ( +6,4%)
OPEL/VAUXHALL – 498.789 (+5,4%)
PEUGEOT – 449.120 (+6,5%)
AUDI – 400.569 (+4,5%)
BMW – 372.241 (+7,8%)
MERCEDES – 371.643 (+11,4%)
FIAT – 353.072 (+8,9%)
SKODA – 319.293 (+6,7%)
– Modelos automóveis mais vendidos:
VOLKSWAGEN GOLF – 275.848 (+2,2%)
FORD FIESTA – 173.999 (+3,6%)
VOLKSWAGEN POLO – 158.952 (+13,2%)
RENAULT CLIO – 165.841 (+2,0%)
OPEL/VAUXHALL – 150.943 (+12,9%)
FORD FOCUS – 127.799 (+5,2%)
RENAULT CAPTUR – 107.453 (+23,0%)
PEUGEOT 208 – 120.786 (+1,0%)
NISSAN QASHQAI – 124.782 (+13,1%)
VOLKSWAGEN PASSAT – 111.285 (+39,3%)