vw golf_fleet_magazine_ptO Volkswagen Golf continua a ser o modelo mais vendido da Europa com um crescimento da procura de 14,2 por cento.

Este modelo foi mesmo responsável pelo atenuar da quebra de vendas da marca alemã em junho de 2014.

O Renault Clio foi o segundo modelo mais vendido em junho. Mas o Ford Fiesta continua a ser o segundo modelo mais procurado desde o início do ano.

O Opel/Vauxhall Corsa (mais 3,5 por cento para junho e mais 1,5 por cento no acumulado do ano) e o Volkswagen Polo (queda de 14,5 por cento em junho e subida de 1,5 por cento no acumulado de 2014) completam a tabela dos cinco mais procurados pelos consumidores europeus.

Esta é a tabela dos dez modelos mais vendidos na Europa e respectivas variações dos números: 

Marca e Modelo

Junho 2014

Junho 2013

Variação % Junho

Total 2014

Junho 2013

Variação %

VOLKSWAGEN GOLF

43,960

40,883

+7.5%

270,462

236,902

+14.2%

RENAULT CLIO

34,606

30,806

+12.3%

162,558

154,359

+5.3%

FORD FIESTA

27,523

25,909

+6.2%

167,941

153,715

+9.3%

OPEL/VAUXHALL CORSA

26,935

26,035

+3.5%

133,729

131,785

+1.5%

VOLKSWAGEN POLO

22,531

26,361

-14.5%

140,539

142,701

-1.5%

FORD FOCUS

21,712

22,382

-3.0%

121,570

122,661

-0.9%

RENAULT CAPTUR

20,893

9,673

+116.0%

87,410

19,178

+355.8%

PEUGEOT 208

19,373

22,774

-14.9%

119,686

136,774

-12.5%

NISSAN QASHQAI

19,271

18,364

+4.9%

110,474

113,726

-2.9%

OPEL/VAUXHALL ASTRA

19,063

19,663

-3.1%

97,336

104,248

-6.6%

O espetacular crescimento das vendas do Renault Captur em Junho de 2014 (116 por cento, face ao mesmo mês do ano anterior) contrasta com o abrandamento da procura da nova geração do Qashqai.

Realce para a descida de modelos tradicionalmente fortes nos respetivos segmentos a nível europeu, casos do Ford Focus, Opel Astra e, sobretudo, Peugeot 208.

Em sentido inverso, apesar de não fazerem parte do TOP10 dos modelos mais vendidos no Continente, estão o Fiat 500 (15,6 por cento no acumulado do ano), Skoda Octavia (42,1 por cento, idem), Dacia Sandero (35,7 por cento, idem) e Audi A3/S3/RS3 (30,4 por cento, idem).