“Nas 6895 viaturas que a Seat vendeu em Portugal em 2014, o canal de frotas teve um peso de 50%”, adiantou Miguel Gama, responsável pelas frotas da marca espanhola.
“Em 2014 tivemos vários sucessos e duplicámos as vendas no canal de frotas, sempre com uma política comercial ajustada à nossa realidade e nunca pondo em causa o valor residual das nossas viaturas. Apostámos na competitividade e na flexibilidade para ir ao encontro do que o cliente precisa, sem perder de vista o futuro. Assim, a nossa estratégia foi pensada de forma a trazer valia e continuidade na relação com o cliente”, explicou Miguel Gama.
O crescimento de 78% nas vendas face a 2013 deve-se muito ao sucesso do novo Seat Leon: “o modelo mais procurado pelas empresas/gestoras em Portugal foi o Leon ST devido à excelente relação preço/qualidade/equipamento”.
A nível internacional, a gama Leon foi igualmente responsável pela forte procura da marca e superou, pela primeira vez, o Ibiza como o automóvel mais vendido da Seat. A marca automóvel entregou 390.500 viaturas, mais 10% que em 2013, 154.100 das quais eram Leon. Só à carrinha do Leon (ST) couberam 30,5% do total do modelo deste modelo, num total de 47.100 unidades.
Mas a presença do Leon nas frotas não se circunscreveu às empresas. Em Portugal, a poupança de 30% nos custos com o parque do Estado que o governo reclamou ter conseguido em 2014, passou pela substituição de algumas viaturas de segmento superior pelos novos Seat Leon.
“Para 2015 vamos manter a mesma estratégia, sempre de forma dinâmica, ou seja vamos estar muito atentos ao mercado e às suas exigências. Gostamos de ser pró-activos e não reactivos”, garante Miguel Gama. “Já em janeiro temos o lançamento do novo Seat Leon X-PERIENCE 4Drive e do Leon ST CUPRA e, mais para o final do ano, será a vez do Seat Ibiza.
A curta distância do Leon, o Seat Ibiza vendeu 150 mil unidades em 2014. Ainda a nível internacional, o Seat Mii e o Alhambra foram os modelos que se seguiram. Mas, dos três, só o monovolume conheceu um crescimento das vendas face aos valores de 2013.