Nos primeiros seis meses de 2016, o crescimento de vendas das marcas do grupo PSA (Peugeot, Citroën e DS) no nosso País permitiram ao conjunto consolidar a liderança do mercado português.
O volume de vendas destas três marcas foi de 22.746 veículos ligeiros, incluindo comerciais, um incremento de 18,22% face a igual período de 2015 e que garante ao Grupo uma quota de mercado de 16,82%.
Em termos de contexto, é de realçar que este crescimento é alcançado num mercado automóvel impulsionado pelas vendas a rent-a-car, inerentes à atual dinâmica de turismo do país, e pelo denominado mercado de oportunidades, vetores em que as marcas do Grupo não estão presentes de modo representativo.
A nível individual, a Peugeot foi vice-líder do mercado nacional e comercializou 13.857 unidades, mais 16,% do que em igual período de 2015, com uma quota de 10,25%.
Na Citroën, cujo volume de vendas alcançou as 8.442 unidades, mais 15%, a quota de mercado foi de 6,24%.
Já a recém-criada DS, registou um forte equilíbrio de vendas entre as suas três propostas.
Peugeot Partner e Citroën Berlingo
Estes dois modelos made in Mangualde foram os preferidos dos clientes profissionais, tendo o Berlingo conquistado uma fatia de 25,3% do segmento (2.266 unidades e um aumento de 43%) e o Partner uma fatia de 24,5% (2.194 unidades e um incremento de 48%).
Os dois modelos, que celebram 20 Anos no mercado nacional, foram preponderantes para a posição de liderança do Grupo nos Comerciais Ligeiros, com a Peugeot a registar uma quota de 16,2% (aumento de 21%) e a Citroën a ter uma forte progressão de 34% para uma quota de 16%.
2016, um ano de referência
Este vai ser um ano marcante em termos de novos produtos.
Do lado da Peugeot destaque-se a comercialização do novo 2008, SUV lançado em Junho último, e da nova proposta para os clientes profissionais, o novo Expert.
O ano terá continuidade com a chegada da nova proposta de passageiros Traveller e, pouco depois, o novo SUV 3008, que irá afirmar-se como o novo embaixador da marca.
A Citroën acaba de lançar o C4 Cactus Rip Curl, bem como o novo Jumpy, a nova proposta para os clientes profissionais.
O ano continuará com a chegada do novo SpaceTourer, do novo C4 Picasso/Grand C4 Picasso e com a renovação do best-seller da marca, o C3.
Já no que se refere à DS, conta atualmente com a totalidade da sua gama renovada: no ano passado estreou o DS 5, ao qual se seguiu em janeiro o DS 4, complementado pelo inédito DS 4 Crossback; em abril último, a marca deu início à comercialização dos novos DS 3 e DS 3 Cabrio.
Grupo PSA ultrapassa fasquia de um milhão de vendas na Europa
Com um crescimento de 7,4%, a ofensiva do grupo PSA na Europa passa pelos novos Peugeot Expert, Citroën Jumpy, Peugeot 3008 e Citroën C3.
Comparativamente ao 1.º Semestre de 2015, o número de novas matrículas do grupo atingiram as 1.056.000 unidades.
As vendas Peugeot aumentaram 7,9% para 601 mil unidades, suportadas pelos modelos 2008 (mais 16% e 99 900 unidades vendidas) e Partner (mais 8% e 62 800 unidades vendidas), que ocupam o 2º lugar nos seus respectivos segmentos na Europa.
Os modelos 208 e 308 continuam a sua progressão, o primeiro com um crescimento de 15% e 157.800 unidades vendidas, o segundo com mais 10% e 119.200 unidades vendidas.
Com 414 mil unidades, a Citroën registou um nível de vendas nos últimos 5 anos, com um crescimento de 7,2%.
Esta dinâmica foi alimentada pelo C4 Picasso, líder entre os monovolumes na Europa, mas também pelo C4 Cactus e pelo C1, que registam crescimentos de vendas.
Do lado dos VCL, o Berlingo confirma, também, o seu sucesso, sendo líder do seu segmento. Estas performances permitem que a marca ganhe terreno nos principais mercados (Grã-Bretanha, Espanha e Alemanha), numa dinâmica que, certamente, deverá acelerar no 2º semestre, com o novo C4 Picasso, o novo Jumpy, o SpaceTourer e o novo C3, que irá substituir o best-seller da marca no outono.
Já a marca DS cresceu 0,7% para 40 900 unidades.
A marca continua a expandir a sua rede de vendas com 21 DS STORES e 86 DS DS SALONS na Europa no final de junho.