Sensivelmente metade das vendas de automóveis ligeiros da Renault foram para empresas. Em 2014, a marca manteve-se líder do mercado pelo 17.º ano consecutivo e, em conjunto com a marca Dacia, a quota total de mercado de 15,1% foi a melhor do grupo na última década.
Com 21.670 veículos ligeiros vendidos em 2014, a Renault manteve praticamente inalterados os 12,9% de presença no mercado do ano anterior. O Renault Clio de 5 portas com motor 1.5 foi o grande campeão das vendas, tanto para empresas como para particulares. Mas no conjunto dos ligeiros de passageiros, a gama Mégane continua a ser a que conhece maior procura no mercado português (é também a que apresenta maior diversidade de motores e carroçarias), sendo também de realçar a excelente prestação do Captur.
“A dinâmica de alguns segmentos de mercado, nomeadamente das empresas, e a retoma do mercado de clientes particulares no 2º semestre pode augurar que a tendência positiva poderá manter-se em 2015”, antecipou Xavier Martinet, administrador-delegado da Renault Portugal à Fleet Magazine. “Em 2014 a Renault tornou-se ainda mais líder do mercado e a Dacia foi a marca que mais cresceu entre as primeiras 20 do mercado português. Isto demonstra o reconhecimento dos portugueses pelas nossas marcas e a adequação das respetivas gamas ao mercado”.
A Renault liderou também de forma evidente o mercado de comerciais ligeiros e as 5.351 unidades vendidas representam uma quota de 20,4%, muito perto do record histórico obtido em 2013 (20,51%). Nos comerciais, a gama mais vendida foi a Kangoo e o modelo mais procurado o Kangoo Business com motor 1.5 DCi de 75 cv.
Em 2015, a Renault prevê que o mercado automóvel em Portugal possa crescer cerca 10% e atingir os 185.000 veículos ligeiros novos. No que concerne à marca, é desejo manter o mesmo nível de presença com a renovação de modelos e a revitalização de algumas gamas. O que deverá acontecer em breve com o novo monovolume Espace e com uma outra novidade ainda mais aguardada: o novo SUV que vem fazer concorrência directa ao Nissan Qashqai.