Até Julho de 2015, o canal RaC valeu 24,3% do mercado total de ligeiros e está a crescer 23% face ao ano anterior
Em julho de 2015, as vendas de viaturas para rent-a-car representaram 6.277 matrículas de veículos ligeiros, incluindo versões comerciais.
Este valor significa 34,7% das vendas totais de automóveis em Portugal no mês de julho. Embora seja quantitativamente menos elevado do que as vendas registadas no mês anterior (6.732 unidades), a descida das vendas globais de julho conferiu um importância maior ao canal RaC.
Os dados compilados pela Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC) mostram também que os valores obtidos em julho de 2015 simbolizam um crescimento homólogo de 22% (5.130 unidades em julho de 2014).
Nos primeiros 7 meses de 2015, este sector de atividade foi responsável pela matrícula de 32.352 veículos ligeiros. Os números da ARAC mostram ainda que, até à data, este canal vale 24,3% do mercado total de ligeiros (133.022 unidades) e que as vendas consolidadas para rent-a-car estão a crescer 23% face ao ano anterior.
Volume total das marcas e peso no segmento
Renault (5.663), Volkswagen (4.482), Fiat (2.990), Opel (2.747), Peugeot (2.711) e Seat (1.830) são as 6 marcas com maior presença no sector em 2015.
Convém recordar que algumas das empresas de RaC trabalham também como gestoras de frota de outras empresas.
Em Julho de 2015, estas foram as viaturas mais compradas por segmento:
Segmento A: Fiat 500
Segmento B: VW Polo
Segmento C: BMW Série 1
Segmento D: Audi A4
Segmento E: Audi A6
Segmento F: Mercedes-Benz CLS
Segmento G: BMW X3
Segmento H: Renault Grand Scénic