Seis empresas são responsáveis por cerca de 80% das aquisições: Europcar (líder do mercado), Guerin, Avis, Hertz, GoldCar e JAP, que assumiu a frota da Sixt
Que importância têm as aquisições feitas pelas empresas de rent a car para o crescimento das vendas de automóveis novos em Portugal?
E qual a importância deste canal para algumas marcas em particular?
Qual a tendência desta atividade que tem crescido favorecida pelo aumento do turismo no nosso país?
Estas são algumas perguntas cuja resposta pode encontrar na edição de Junho de 2015 da FLEET MAGAZINE.
Sabendo que o mercado automóvel português está a crescer cerca de 30% face ao mesmo período do ano anterior e que grande parte dessa subida tem sido atribuída às vendas a rent-a-car (RaC), cuja atividade tem sido muito beneficiada com o aumento do turismo estrangeiro em Portugal.
Estatísticas de Veículos de Passageiros Novos para mercado RaC
vs Vendas Totais de 2014
MARCAS | 2014 | 2013 | Variaçao 2014 vs 2013 | Market Share | Total Vendas 2014 | Market Share RaC |
FIAT | 3829 | 2412 | 58,75% | 11,97% | 6009 | 63,72% |
RENAULT | 4655 | 3354 | 38,79% | 14,55% | 16319 | 28,53% |
PEUGEOT | 3010 | 2557 | 17,72% | 9,41% | 13177 | 22,84% |
VOLKSWAGEN | 4233 | 3044 | 39,06% | 13,23% | 13873 | 30,51% |
OPEL | 2622 | 1914 | 36,99% | 8,20% | 8410 | 31,18% |
BMW | 1205 | 602 | 100,17% | 3,77% | 10617 | 11,35% |
CITRÖEN | 1733 | 1069 | 62,11% | 5,42% | 7360 | 23,55% |
FORD | 1690 | 1204 | 40,37% | 5,28% | 5667 | 29,82% |
MERCEDES | 1583 | 1074 | 47,39% | 4,95% | 10199 | 15,52% |
SEAT | 1920 | 1359 | 41,28% | 6,00% | 6666 | 28,80% |
NISSAN | 1260 | 644 | 95,65% | 3,94% | 7403 | 17,02% |
AUDI | 882 | 734 | 20,16% | 2,76% | 7954 | 11,09% |
TOYOTA | 1001 | 882 | 13,49% | 3,13% | 6561 | 15,26% |
MAZDA | 61 | 61 | 0,00% | 0,19% | 1092 | 5,59% |
MINI | 210 | 151 | 39,07% | 0,66% | 1548 | 13,57% |
MITSUBISHI | 270 | 306 | -11,76% | 0,84% | 1604 | 16,83% |
SKODA | 513 | 319 | 60,82% | 1,60% | 2399 | 21,38% |
LANCIA | 251 | 212 | 18,40% | 0,78% | 480 | 52,29% |
ALFA ROMEO | 132 | 140 | -5,71% | 0,41% | 743 | 17,77% |
HYUNDAI | 153 | 116 | 31,90% | 0,48% | 1101 | 13,90% |
VOLVO | 193 | 123 | 56,91% | 0,60% | 2677 | 7,21% |
SMART | 175 | 183 | -4,37% | 0,55% | 1430 | 12,24% |
KIA | 343 | 217 | 58,06% | 1,07% | 2451 | 13,99% |
HONDA | 30 | 125 | -76,00% | 0,09% | 1800 | 1,67% |
CHEVROLET | 21 | 194 | -89,18% | 0,07% | 358 | 5,87% |
OUTROS | 14 | 52 | -73,08% | 0,04% | 4928 | 0,28% |
TOTAL | 31989 | 23048 | 38,79% | 100,00% | 142826 | 22,40% |
O quadro acima compara os números finais de 2014 fornecidos pela ACAP, que indicam um total de 142.826 viaturas ligeiras de passageiros matriculadas nesse ano, com valores disponibilizados pela ARAC.
Assim, o peso das vendas RaC para o segmento de ligeiros de passageiros foi de 22,39% no ano transato.
Contudo, para alguns construtores, a venda de viaturas a empresas de rent-a-car teve uma pertinência bastante superior à média do mercado.
O caso mais evidente é o da Fiat, com a marca italiana a escoar 64% dos seus veículos de passageiros através deste canal. Mas mais de metade do total das vendas (58%) de três símbolos do grupo (Fiat, Lancia e Alfa Romeo) destinaram-se a empresas de aluguer sem condutor.
VW e Opel, com 31%, Ford (30%), Seat e Renault (29%), Citroen e Peugeot (respetivamente 24 e 23%), foram outras marcas com uma significativa presença nos parques destas empresas.
Qual o peso das RaC em 2015?
Nos primeiros quatro meses do ano, o mercado automóvel português tem demonstrado uma pujança inesperada para a maioria dos intervenientes do sector.
Com 17.399 veículos ligeiros matriculados em Abril, o total de 2015 ascende já às 70.317 unidades. Em apenas 4 meses, este valor é superior a metade do mercado automóvel de 2012 e 2013 e já ultrapassa o total de viaturas vendidas nos últimos 5 meses de 2014.
Uma análise aos números mensais evidencia que os picos de venda acompanham os meses em que habitualmente as frotas de rent-a-car se reforçam para acompanhar o tradicional aumento da procura por parte dos turistas durante o verão.
Após um ligeiro abrandamento em Janeiro e Fevereiro, até Julho, parte significativa do negócio de automóveis novos em Portugal é destinado ao reforço da oferta dos maiores operadores no mercado.
Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC está convicto que, se o crescimento do Turismo em Portugal em 2014 já foi responsável pelo impulso do sector da rent-a-car, o salto vai ainda ser ainda maior em 2015.
Baseado nos números compilados pela ARAC e pela ACAP, estes são os valores de mercado dos primeiros 4 meses do ano
MARCAS | 2015 | 2014 | Variação 2015 vs 2014Variação 2015 vs 2014 |
Market Share | Acumulado Mercado 2015 | Market Share RaC até Abril 2015 |
RENAULT | 2.160 | 1.386 | 56% | 18,6% | 6.925 | 31,2% |
VOLKSWAGEN | 1.491 | 1.179 | 26% | 12,8% | 5.798 | 25,7% |
FIAT | 1.041 | 1.146 | -9% | 8,9% | 2.980 | 34,9% |
MERCEDES | 629 | 585 | 8% | 5,4% | 4.602 | 13,7% |
CITRÖEN | 698 | 322 | 117% | 6,0% | 3.484 | 20,0% |
OPEL | 1.204 | 991 | 21% | 10,3% | 3.631 | 33,2% |
SEAT | 534 | 417 | 28% | 4,6% | 2.159 | 24,7% |
PEUGEOT | 873 | 1.044 | -16% | 7,5% | 5.882 | 14,8% |
FORD | 546 | 420 | 30% | 4,7% | 2.702 | 20,2% |
NISSAN | 675 | 478 | 41% | 5,8% | 3.513 | 19,2% |
BMW | 491 | 378 | 30% | 4,2% | 4.696 | 10,5% |
AUDI | 258 | 190 | 36% | 2,2% | 3.194 | 8,1% |
SMART | 148 | 91 | 63% | 1,3% | 840 | 17,6% |
TOYOTA | 255 | 301 | -15% | 2,2% | 2.242 | 11,4% |
MINI | 138 | 56 | 146% | 1,2% | 820 | 16,8% |
VOLVO | 88 | 63 | 40% | 0,8% | 1.256 | 7,0% |
SKODA | 136 | 63 | 116% | 1,2% | 913 | 14,9% |
ALFA ROMEO | 97 | 25 | 100% | 0,8% | 234 | 41,5% |
KIA | 54 | 89 | -39% | 0,5% | 1.265 | 4,3% |
MITSUBISHI | 64 | 66 | -3% | 0,6% | 768 | 8,3% |
HYUNDAI | 34 | 28 | 21% | 0,3% | 450 | 7,6% |
HONDA | 7 | 8 | -13% | 0,1% | 490 | 1,4% |
MAZDA | 7 | 7 | 100% | 0,1% | 335 | 2,1% |
LANCIA | 4 | 105 | -96% | 0,0% | 34 | 11,8% |
CHEVROLET | 0 | 18 | -100% | 0,0% | 0 | N/A |
OUTROS | 4 | 9 | -56% | 0,0% | 2.009 | 0,2% |
TOTAL | 11.636 | 9.465 | 23% | 100% | 61.222 | 19,0% |