Seis empresas são responsáveis por cerca de 80% das aquisições: Europcar (líder do mercado), Guerin, Avis, Hertz, GoldCar e JAP, que assumiu a frota da Sixt

Que importância têm as aquisições feitas pelas empresas de rent a car para o crescimento das vendas de automóveis novos em Portugal?

E qual a importância deste canal para algumas marcas em particular?

Qual a tendência desta atividade que tem crescido favorecida pelo aumento do turismo no nosso país?

Estas são algumas perguntas cuja resposta pode encontrar na edição de Junho de 2015 da FLEET MAGAZINE.

Sabendo que o mercado automóvel português está a crescer cerca de 30% face ao mesmo período do ano anterior e que grande parte dessa subida tem sido atribuída às vendas a rent-a-car (RaC), cuja atividade tem sido muito beneficiada com o aumento do turismo estrangeiro em Portugal.

Estatísticas de Veículos de Passageiros Novos para mercado RaC

vs Vendas Totais de 2014

MARCAS 2014 2013 Variaçao 2014 vs 2013 Market Share Total Vendas 2014 Market Share RaC
FIAT 3829 2412 58,75% 11,97% 6009 63,72%
RENAULT 4655 3354 38,79% 14,55% 16319 28,53%
PEUGEOT 3010 2557 17,72% 9,41% 13177 22,84%
VOLKSWAGEN 4233 3044 39,06% 13,23% 13873 30,51%
OPEL 2622 1914 36,99% 8,20% 8410 31,18%
BMW 1205 602 100,17% 3,77% 10617 11,35%
CITRÖEN 1733 1069 62,11% 5,42% 7360 23,55%
FORD 1690 1204 40,37% 5,28% 5667 29,82%
MERCEDES 1583 1074 47,39% 4,95% 10199 15,52%
SEAT 1920 1359 41,28% 6,00% 6666 28,80%
NISSAN 1260 644 95,65% 3,94% 7403 17,02%
AUDI 882 734 20,16% 2,76% 7954 11,09%
TOYOTA 1001 882 13,49% 3,13% 6561 15,26%
MAZDA 61 61 0,00% 0,19% 1092 5,59%
MINI 210 151 39,07% 0,66% 1548 13,57%
MITSUBISHI 270 306 -11,76% 0,84% 1604 16,83%
SKODA 513 319 60,82% 1,60% 2399 21,38%
LANCIA 251 212 18,40% 0,78% 480 52,29%
ALFA ROMEO 132 140 -5,71% 0,41% 743 17,77%
HYUNDAI 153 116 31,90% 0,48% 1101 13,90%
VOLVO 193 123 56,91% 0,60% 2677 7,21%
SMART 175 183 -4,37% 0,55% 1430 12,24%
KIA 343 217 58,06% 1,07% 2451 13,99%
HONDA 30 125 -76,00% 0,09% 1800 1,67%
CHEVROLET 21 194 -89,18% 0,07% 358 5,87%
OUTROS 14 52 -73,08% 0,04% 4928 0,28%
TOTAL 31989 23048 38,79% 100,00% 142826 22,40%

O quadro acima compara os números finais de 2014 fornecidos pela ACAP, que indicam um total de 142.826 viaturas ligeiras de passageiros matriculadas nesse ano, com valores disponibilizados pela ARAC.

Assim, o peso das vendas RaC para o segmento de ligeiros de passageiros foi de 22,39% no ano transato.

Contudo, para alguns construtores, a venda de viaturas a empresas de rent-a-car teve uma pertinência bastante superior à média do mercado.

O caso mais evidente é o da Fiat, com a marca italiana a escoar 64% dos seus veículos de passageiros através deste canal. Mas mais de metade do total das vendas (58%) de três símbolos do grupo (Fiat, Lancia e Alfa Romeo) destinaram-se a empresas de aluguer sem condutor.

VW e Opel, com 31%, Ford (30%), Seat e Renault (29%), Citroen e Peugeot (respetivamente 24 e 23%), foram outras marcas com uma significativa presença nos parques destas empresas.

Qual o peso das RaC em 2015?

vendas rent a car 2015Nos primeiros quatro meses do ano, o mercado automóvel português tem demonstrado uma pujança inesperada para a maioria dos intervenientes do sector.

Com 17.399 veículos ligeiros matriculados em Abril, o total de 2015 ascende já às 70.317 unidades. Em apenas 4 meses, este valor é superior a metade do mercado automóvel de 2012 e 2013 e já ultrapassa o total de viaturas vendidas nos últimos 5 meses de 2014.

Uma análise aos números mensais evidencia que os picos de venda acompanham os meses em que habitualmente as frotas de rent-a-car se reforçam para acompanhar o tradicional aumento da procura por parte dos turistas durante o verão.

Após um ligeiro abrandamento em Janeiro e Fevereiro, até Julho, parte significativa do negócio de automóveis novos em Portugal é destinado ao reforço da oferta dos maiores operadores no mercado.

Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC está convicto que, se o crescimento do Turismo em Portugal em 2014 já foi responsável pelo impulso do sector da rent-a-car, o salto vai ainda ser ainda maior em 2015.

Baseado nos números compilados pela ARAC e pela ACAP, estes são os valores de mercado dos primeiros 4 meses do ano

MARCAS 2015 2014 Variação
2015 vs 2014Variação
2015 vs 2014
Market Share Acumulado Mercado 2015 Market Share RaC até Abril 2015
RENAULT 2.160 1.386 56% 18,6% 6.925 31,2%
VOLKSWAGEN 1.491 1.179 26% 12,8% 5.798 25,7%
FIAT 1.041 1.146 -9% 8,9% 2.980 34,9%
MERCEDES 629 585 8% 5,4% 4.602 13,7%
CITRÖEN 698 322 117% 6,0% 3.484 20,0%
OPEL 1.204 991 21% 10,3% 3.631 33,2%
SEAT 534 417 28% 4,6% 2.159 24,7%
PEUGEOT 873 1.044 -16% 7,5% 5.882 14,8%
FORD 546 420 30% 4,7% 2.702 20,2%
NISSAN 675 478 41% 5,8% 3.513 19,2%
BMW 491 378 30% 4,2% 4.696 10,5%
AUDI 258 190 36% 2,2% 3.194 8,1%
SMART 148 91 63% 1,3% 840 17,6%
TOYOTA 255 301 -15% 2,2% 2.242 11,4%
MINI 138 56 146% 1,2% 820 16,8%
VOLVO 88 63 40% 0,8% 1.256 7,0%
SKODA 136 63 116% 1,2% 913 14,9%
ALFA ROMEO 97 25 100% 0,8% 234 41,5%
KIA 54 89 -39% 0,5% 1.265 4,3%
MITSUBISHI 64 66 -3% 0,6% 768 8,3%
HYUNDAI 34 28 21% 0,3% 450 7,6%
HONDA 7 8 -13% 0,1% 490 1,4%
MAZDA 7 7 100% 0,1% 335 2,1%
LANCIA 4 105 -96% 0,0% 34 11,8%
CHEVROLET 0 18 -100% 0,0% 0 N/A
OUTROS 4 9 -56% 0,0% 2.009 0,2%
TOTAL 11.636 9.465 23% 100% 61.222 19,0%