As vendas de veículos ligeiros, incluindo versões comerciais, das seis marcas do grupo Volkswagen – Volkswagen, Audi, Bentley, Lamborghini, ŠKODA e Volkswagen Veículos Comerciais – representadas pela SIVA em Portugal registaram um crescimento de 16,35% em relação a 2014.
Este valor fica abaixo dos 24% de crescimento do mercado automóvel português em 2015.
Dados fornecidos pela ACAP revelam um total de 31.535 unidades matriculadas no conjunto das marcas anteriormente referidas, face às 26.379 do ano passado.
Deste modo, a quota de mercado da totalidade das marcas do grupo foi de 15,2% face às 209.352 unidades da totalidade do mercado de 2015.
Em 2014, a quota do mercado de veículos ligeiros comercializados pela SIVA em Portugal foi de 15,62%.
No que respeita aos ligeiros de passageiros, as vendas das marcas do grupo e a respetiva variação face a 2014 foram:
Marca | 2015 | 2014 | Variação anual |
Volkswagen | 16900 | 13873 | 21,8 % |
Audi | 9453 | 7954 | 18,8 % |
Skoda | 3112 | 2399 | 29,7 % |
Maserati | 30 | 13 | 130,8 % |
Bentley | 8 | 4 | 100,0 % |
Total | 29 503 | 24 243 | 21,7 % |
A performance comercial da SIVA fica marcada em 2015 pelo sucesso dos novos modelos Volkswagen Passat e ŠKODA Fabia, assim como dos modelos da gama Audi no seu conjunto, adianta o comunicado do importador.
O documento acrescenta que, em relação à Volkswagen, cujas vendas cresceram 21,8% face a 2014, a família Golf, líder no segmento médio, juntamente com o novo Passat, foram as gamas que mais contribuíram para que a Volkswagen obtivesse o segundo lugar no mercado de ligeiros de passageiros com uma quota de 9,47% (9,71% em 2014, segundo dados da ACAP)