A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (VFX) está a investir na mobilidade elétrica e anunciou recentemente a conclusão da primeira fase de implementação de uma rede que conta já com 63 pontos de carregamento/tomadas.
Estes pontos de carga para veículos elétricos (VE) estão estrategicamente colocados em zonas de intermodalidade de transportes, bairros desprovidos de garagem ou zonas comerciais do município, estando já prevista uma segunda fase neste projeto.
Consulte os pontos de carregamento ativos nas freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, Vila Franca de Xira, Alhandra, S. J. dos Montes e Calhandriz, Alverca do Ribatejo e Sobralinho, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa e Vialonga
Além da expansão da rede de carregamento elétrico, a Câmara de VFX tem investido também na aquisição de VE para a frota automóvel afeta aos seus serviços.
Segundo o município, para reforçar e complementar o parque automóvel municipal, têm sido adquiridos veículos de diferentes características, adaptados a diferentes funções.
Élio Piriquito, engenheiro chefe de Divisão de Oficinas Municipais da Câmara Municipal de VFX, explica os desafios com que a Câmara se depara na gestão dos seis VE adquiridos desde 2020 (Nissan LEAF, Nissan e-NV200 e dois Addax Motors MTN).
“Os carros de passageiros da Nissan foram adquiridos em renting, sendo que relativamente aos comerciais ligeiros, a Câmara optou pelo regime de aquisição direta”, começa por dizer Élio Piriquito, que lidera a Divisão de Oficinas Municipais encarregue da gestão destas viaturas elétricas.
Embora ainda numa fase inicial, o responsável assegura que a gestão destas viaturas elétricas é simples, uma vez que se tratam de veículos adstritos ao serviço do município. “É muito idêntica à gestão de viaturas a combustão”, acrescenta.
Quando estiver concluída a segunda fase deste projeto, a Câmara Municipal de VFX espera ter instalado qualquer coisa como 132 tomadas de carregamento para VE nas suas freguesias.