Foi inaugurado o primeiro posto de carregamento ultrarrápido (PCUR) no concelho de Vila Real, integrado numa iniciativa da MOBI.E.
Operado pela Sunenergy, o posto está situado na Rua das Torres das Flores. Com a entrada em funcionamento deste equipamento, Vila Real passa a dispor de 12 postos de carregamento e 27 tomadas.
O PCUR de Vila Real é o sexto do género integrado no Programa de Estabilização Económica e Social aprovado pelo Governo, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, que visa a instalaçao de 12 infraestruturas de carregamento semelhantes e de nove hubs de carregamento.
Castelo Branco, Beja, Portalegre, Santarém e Palmela já têm PCUR inaugurados no âmbito deste projeto. Agora, depois de Vila Real, seguem-se os municípios de Bragança, Évora, Guarda, Portimão, Sintra e Viana do Castelo.
MOBI.E e Sunenergy inauguram primeiro posto de carregamento ultrarrápido em Palmela
Carlos Morais, diretor da Sunenergy, presente na inauguração deste PCUR, diz que esta iniciativa “constitui um motivo de enorme satisfação para a Sunenergy”. O responsável reforça ainda a importância de poder instalar e operar um equipamento destes numa cidade geoestratégica, em particular no centro-norte de Portugal, e que tem às suas portas vias rodoviárias tão estruturantes como as autoestradas A4 e A24.
Já Luís Barroso, presidente da MOBI.E, destaca a importância da coesão territorial para a evolução da mobilidade elétrica em Portugal. “Enquanto instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável, a MOBI.E procura antecipar investimentos na infraestrutura de carregamento no interior do país, proporcionando um crescimento mais acelerado e territorialmente mais abrangente, como forma de transmitir maior confiança ao crescente número de utilizadores de veículos elétricos. Desta forma, o Estado reforça o seu papel dinamizador do processo de transição energética em curso no setor da mobilidade”, acrescenta.
Na inauguração deste PCUR estiveram presentes Adriano Sousa, vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Vieira, administrador da MOBI.E, e Carlos Morais, diretor da Sunenergy.