O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) volta a contar com 30 modelos Volkswagen Amarok para patrulha nas praias nacionais. Este ano, o ISN adquiriu também duas unidades ID.Buzz para apoio logístico.
A Volkswagen Veículos Comerciais volta assim a fazer parte do projeto SEAWATCH, uma parceria entre a SIVA|PHS e o ISN que, apenas em 2023, permitiu realizar o salvamento de 52 veraneantes, 193 assistências de primeiros socorros e 16 buscas de crianças perdidas (concluídas com sucesso).
As operações de vigilância e salvamento nas praias nacionais voltam a contar com as pick-ups Volkswagen Amarok – à data, já foram entregues pela Volkswagen Veículos Comerciais mais de 420 viaturas ao ISN.
Estes veículos encontram-se equipados e preparados para as operações de vigilância e salvamento, sendo operadas por militares da Marinha em serviço na Autoridade Marítima Nacional. As Amarok em questão usam suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento, macas e luzes de emergência, bem como um desfibrilhador automático externo que completa os equipamentos de suporte básico de vida.
Volkswagen ID.Buzz Cargo é “Carro de Empresa (VCL)” nos Prémios Fleet Magazine 2023
Os 30 Amarok serão distribuídos pelas capitanias de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Leixões, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Cascais, Lisboa, Setúbal, Sines, Lagos, Portimão, Vila Real de Santo António, Ponta Delgada, Horta e Porto Santo.
“É para a Volkswagen Veículos Comerciais uma honra podermos voltar a ser parte ativa nesta missão de apoio ao Instituto de Socorros a Náufragos com viaturas totalmente equipadas, reforçando a segurança das praias portuguesas e garantindo que quem está no terreno conta com todas as condições para dar assistência a quem mais precisa”, diz Ricardo Vieira, diretor geral da VW Comerciais.
A bp Portugal é outra associada ao projeto SEAWATCH (através do fornecimento do combustível e da compensação das emissões de carbono dos veículos de salvamento). O Volkswagen Financial Services e a Ageas Seguros mantêm-se também como parceiros do SEAWATCH, ao passo que a Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal e respetivos concessionários assume a responsabilidade por todas as alterações nos modelos Amarok, bem como a sua manutenção.