A Volkswagen Veículos Comerciais (VWCV) lançou uma nova versão para o furgão Caddy: uma motorização TGI alimentada a Gás Natural Comprimido (GNC) com preços a começar nos 23.488 euros (valor sem IVA).

Agora, os clientes VWCV que já tinham à disposição motores a gasolina e diesel para este comercial, contam com uma nova adição a essa gama de motores (na carroçaria Maxi, 35 cm mais longa): um bloco propulsor sobrealimentado de 1.5 litros, assente na plataforma MQB do Grupo VW, com 131 cv com um baixo consumo de energia.

Diz a VWCV que, dependendo do estilo de condução, o VW Caddy Maxi TGI conseguirá percorrer mais de 400 km a funcionar com GNC e cerca de 120 km adicionais com um depósito cheio de gasolina.

Os consumos situam-se nos 4,3 kg de GNC por cada 100 km percorridos (em termos correspondentes, 118 g/CO por km). Isto em ciclo combinado.

Volkswagen Caddy MY2021 com preços a partir de 17.430 euros (s/ IVA)

Caddy a gás natural amigo do ambiente e das empresas

O Caddy TGI garante vantagens do ponto de vista financeiro e ambiental consumindo Bio-GNC, diz a VW.

Além de o custo do GNC ser inferior ao da gasolina e do gasóleo, um quilograma de GNC fornece cerca de 1,5 vezes mais energia do que um litro de gasolina e 1,3 vezes mais do que um litro de gasóleo.

A título de exemplo, para utilizar um carro com um custo equivalente ao do Bio-GNC, o preço do gasóleo teria de estar próximo dos 0,75 euros/litro e a gasolina teria de custar cerca de 0,65 euros/litro.

Capacidade de armazenamento do Caddy TGI

Há cinco depósitos de aço localizados na parte inferior do Caddy. Aí podem ser armazenados um total de 139 litros ou 21,1 kg de GNC.

A colocação destes depósitos foi pensada para que o espaço de carga do Caddy Maxi não fosse sacrificado.

Mas além dos depósitos de armazenamento de GNC, o Caddy Maxi conta ainda com um tanque adicional para gasolina, com uma capacidade de 8,25 litros (uma reserva para quando não for possível ao condutor chegar a tempo de um posto de abastecimento de GNC).

O Caddy arranca com a ajuda da gasolina e depois funciona sempre com GNC, só alternando para gasolina se o depósito de GNC estiver vazio – uma transição que acontece de forma autónoma e impercetível para os ocupantes do Caddy. Quanto aos indicadores de autonomia e de nível de combustível, mudam automaticamente para o combustível atualmente em uso.

O Volkswagen Caddy, na sua versão Furgão equipada com motor 2.0 TDI, foi o grande vencedor da categoria “Carro Comercial de Empresa” nos Prémios Fleet Magazine de 2021.