A Volkswagen Veículos Comerciais (VVC) está a preparar a introdução de sistemas de condução autónoma para serem utilizados pelo ID.BUZZ (o icónico ‘Pão de Forma’ eletrificado) já em 2025.

Já estão a ser realizados testes dinâmicos na Alemanha, onde a Volkswagen está a utilizar um sistema de condução autónoma da empresa especializada em plataformas de software para condução autónoma Argo AI.

A Volkswagen quer desenvolver um conceito de viagem remunerada e “pooling”. Segundo a marca, em meados desta década, os clientes Volkswagen terão a oportunidade de serem conduzidos aos seus destinos em veículos autónomos, em cidades selecionadas.

Como tal, a VVC está a desenvolver os veículos nos quais o sistema de condução autónoma da Argo será utilizado. São produzidos com base no 100% elétrico ID.BUZZ (com estreia mundial prevista para 2022).

Volkswagen e-Crafter é “Carro Comercial de Empresa” nos Prémios Fleet Magazine 2020

A VVC investiu mil milhões de dólares na Argo AI com o principal objetivo de desenvolver e proporcionar uma mais rápida utilização da condução autónoma. Além deste investimento inicial, a marca alemã trouxe a sua subsidiária AID (Autonomous Intelligent Driving) para a Argo AI.

A AID desenvolve sistemas autónomos e a sua posterior utilização comercial em zonas urbanas. No âmbito deste investimento, a VVC vai desenvolver e produzir veículos para fins especiais, como táxis robô e furgões.

O grupo Volkswagen diz que está a investir em mais projetos, por exemplo, como o da Car.Software Organization, que desenvolve, independentemente da Argo AI, funções de condução assistida e automatizada até ao nível 4 para o sector da mobilidade particular de todas as marcas do grupo VW.