A Volkswagen Veículos Comerciais procedeu a alterações profundas no interior do Crafter, o seu comercial ligeiro de grandes dimensões que, até final de 2022, tinha vendido qualquer coisa como 354 mil unidades (em variantes furgão, chassis-cabina, autocaravana Grand California ou até mesmo transformações em ambulância).

A marca alemã apresenta agora os principais detalhes técnicos que farão parte da nova geração Crafter, a chegar ao mercado no ano que vem.

A principal novidade verifica-se ao volante do Crafter, que conta agora com uma nova configuração de cockpit, completamente redesenhada. Acresce a isso a nova geração de sistemas de infotainment da Volkswagen. Com tudo isto, o Volkswagen Crafter MY2024 passará a contar com novos Digital Cockpit, volante multifunções, travão de estacionamento elétrico e variados sistemas de assistência ao condutor.

volkswagen crafter

Gama de motorizações disponíveis no novo Volkswagen Crafter

  • A começar pelas diferentes configurações de carroçaria, que vão desde os furgões fechados até às cabinas simples e duplas.
  • Depois, ao nível de peso e dimensões, diferentes classes de peso (até 5.500 kg de peso bruto), duas distâncias entre eixos (3,64 e 4,49 metros), vários comprimentos totais (entre os 6 e os 7,4 metros) e quatro alturas de tejadilho (2,4 a pouco menos de 3 metros).
  • Estará disponível com tração dianteira, traseira e integral, podendo ser equipado com uma caixa manual de seis velocidades e uma caixa automática de oito velocidades para os modelos de tração dianteira e integral. A variante de tração traseira será equipada com uma nova caixa automática de oito velocidades.
  • No que respeita a motores, os quatro cilindros turbo diesel debitarão potências de 140, 163 ou 177 cv.

Volkswagen e-Crafter é “Carro Comercial de Empresa” nos Prémios Fleet Magazine 2020

Cockpit digital e novo sistema de infotainment

A grande novidade a bordo do novo Crafter é o ecrã de infotainment de 10,3 polegadas (ou opcional de 12,9 polegadas).

O Crafter usará, diz a Volkswagen, o padrão de infotainment mais avançado e recente do grupo, apresentando um interface gráfico recém-desenvolvido e um menu de navegação auto-explicativo (que será introduzido em outros modelos da marca).

Uma das novidades é o botão para o novo Car Control Centtre, colocado ao lado do ecrã principal, dividido em duas barras táteis. Desta forma, o menu principal e o Car Control Centre estão sempre acessíveis ao condutor, que pode assim abrir o menu principal e ter uma visão geral de todas as aplicações e, ao mesmo tempo, aceder diretamente às funções mais importantes do Crafter.

Há também novos instrumentos digitais. O painel de instrumentos digital agora é de série e, através do botão “View” existente no novo volante multifunções, o condutor pode selecionar diferentes visualizações e adaptar individualmente o ecrã.

O travão de mão e a alavanca da caixa automática de oito velocidades também foram redesenhados. A grande novidade neste departamento é mesmo o novo travão de estacionamento acionado eletricamente, com um interruptor localizado entre os painéis de instrumentos e o sistema de infotainment, o que liberta espaço junto ao banco do condutor e, ao mesmo tempo, melhora o acesso à parte traseira do Crafter (especialmente nas autocaravanas, quando o banco do condutor pode ser rodado 180º).

Novos sistemas de assistência

Novidade absoluta para Crafters com um peso bruto superior a 3,5 toneladas (N2) é o sistema de informação de ângulo morto. Ainda para modelos com mais de 3,5 toneladas de peso bruto, a VW disponibiliza de série um sistema de informação de desaceleração.

Nota: estes dois sistemas podem ser encomendados como opção com peso bruto inferior a 3,5 toneladas (N1).

Assim, e sempre de série, a marca passará a disponibilizar no Crafter os seguintes sistemas de assistência ao condutor:

  • Front Assist (Travagem de Emergência Autónoma, incluindo a deteção de ciclistas e peões);
  • Lane Assist (Sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem);
  • Reconhecimento Dinâmico de Sinais de Trânsito;
  • Limitador de Velocidade;
  • Park Distance Control acústico para a zona traseira.

O Travel Assist chega como opcional no Crafter pela primeira vez. Neste sistema, o Cruise Control Adaptativo ACC (aceleração e travagem automáticas) e o Lane Assist são fundidos num único sistema. Ainda em combinação com o Travel Assist, o sistema Emergency Assist passa a fazer parte da gama de assistência ao condutor do Crafter.