Com meio século de vida cumpridos em 2024, a oitava geração do Volkswagen Golf passa a dispor de um novo sistema de infotainment e uma mecânica híbrida plug-in com 140 km de autonomia em modo elétrico.

No final de 2024 a Volkswagen Portugal conta dispor de uma versão com mecânica PHEV do Golf de cinco portas com custo de aquisição para empresas inferior a 27.500 euros (acrescido de IVA)

Alvo de algumas alterações exteriores, o automóvel europeu de maior sucesso e o modelo Volkswagen mais vendido de sempre passa a contar com faróis Led com novo design e o típico logótipo VW iluminado, inédito nos mercados europeus.

Outra novidade luminosa são os faróis de matriz LED IQ. LIGHT, com um um novo feixe principal integrado, para visibilidade do condutor até 500 metros de distância. Também as luzes traseiras IQ.LIGHT 3D LED, na versão cinco portas e carrinha, contam com novo design, tridimensional e programável.

E a pedido dos condutores… um novo sistema de infotainment

Um dos reparos mais presente na anterior versão do Golf incidia na falta de funcionalidade e iluminação (principalmente à noite) do sistema de infotainment (MIB).

Em respostas às críticas, o Golf conta agora com barras tácteis iluminadas e ergonomia otimizada no controlo da temperatura e do volume.

Também novos são o volante multifunções melhorado e o novo assistente de voz IDA. Este auxiliar de controlo pode ser utilizado em funções como o telefone, o sistema de ar condicionado ou de navegação. Através dele, o utilizador pode também aceder a informações online de todas as áreas possíveis, de previsões meteorológicas a perguntas de conhecimento geral.

Motorizações. Autonomia do plug-in pode ultrapassar 900 quilómetros em modo híbrido

A novidade mais importante reside na nova mecânica híbrida plug-in. O motor a gasolina 1.5 TSI é associado a uma nova unidade elétrica mais eficiente, alimentada por uma igualmente nova bateria de 19,7 kWh de capacidade útil (a anterior possuía 10,6 kWh).

Além de garantir autonomia elétrica até cerca de 140 km, esta bateria pode agora ser carregada em estações de carregamento rápido com até 40 kW. Em corrente alternada, numa wallbox doméstica e noutros pontos de carregamento AC, a potência sobe de 3,6 kW para 11 kW

A autonomia total do VW Golf plug-in pode assim ultrapassar os 900 quilómetros em modo híbrido.

Outras versões recorrem também ao motor 1.5 TSI: o Golf mild-hybrid de 48 V (1.5 eTSI) com Active Cylinder Management (ACTplus), que está acoplado a uma caixa de velocidades DSG de sete velocidades.

As potências disponíveis na versão 1.5 eTSI são as mesmas propostas  mesmo motor turbo a gasolina sem sistema de 48 V.

A gasóleo, a oferta continua a assentar no motor 2.0 TDI. Com 115 cv associado a uma caixa manual de seis velocidades e com 150 cv exclusivamente associado a transmissão automática DSG com sete velocidades.

Motorizações disponíveis por tipo de carroçaria

  • Mild hybrid:
    – 1.5 eTSI (Golf 5P/Golf Variant), 85/115 (kW/cv) e transmissão DSG de 7 velocidades
    – 1.5 eTSI (Golf 5P/Golf Variant) 110/150 (kW/cv) e transmissão DSG de 7 velocidades
  • Plug-in hybrid
    – eHybrid (Golf 5P) 150/204 (kW/cv) e transmissão DSG de 6 velocidades
    – GTE (Golf 5P) 200/272 (kW/cv) e transmissão DSG de 6 velocidades
  • Motores Turbo a gasolina
    – 1.5 TSI (Golf 5P/Golf Variant) (kW/cv) e transmissão manual de 6 velocidades
    – 2.0 TSI (Golf 5P GTI) 195/265 (kW/cv) e transmissão DSG de 7 velocidades
  • Motores Turbo Diesel
    – 2.0 TDI (Golf 5P/Golf Variant) 85/115 (kW/cv) e transmissão manual de 6 velocidades
    – 2.0 TDI (Golf 5PGolf Variant) 110/150 (kW/cv) e transmissão DSG de 7 velocidades

Novos sistemas de assistência para o VW Golf

Disponíveis pela primeira vez no Volkswagen Golf, novos sistemas de assistência como “Park Assist Plus” e “Park Assist Pro” veem facilitar as manobras de estacionamento, inclusive  utilizando um smartphone com uma nova vista aérea de 360 graus.

As versões de entrada do renovado VW Golf apresentam já bastante equipamento. A saber:

  • Controlo automático da climatização (Climatronic)
  • Sistema de fecho e arranque sem chave (Keyless Access)
  • Reconhecimento de sinais de trânsito
  • Cruise control
  • Park Assist à frente e atrás
  • Novo sistema de infotainment
  • Wireless App-Connect (integração sem fios de smartphones com Apple CarPlay e Android Auto)
  • Digital Cockpit
  • Novos faróis dianteiros e farolins traseiros em LED.

O nível intermédio “50 anos”, apenas disponível no Golf de 5 portas, acrescenta:

  • Volante multifunções em pele
  • Acabamentos cromados e logo comemorativo no pilar B do Golf “50 anos”
  • Jantes de liga leve de 17 polegadas
  • Cruise control adaptativo ACC
  • Bancos dianteiros com apoio lombar ajustável
  • Espelhos retrovisores exteriores com função de memória
  • Carregamento sem fios para smartphones
  • Iluminação exterior de conforto e iluminação interior tricolor

Também no nível intermédio do Golf Variant que terá a designação Life

  • Jantes de liga leve 16 polegadas ‘Richmond’
  • Cruise control adaptativo
  • Câmara traseira
  • Digital Cockpit Pro
  • Sistema infotainment de 12,9 polegadas
  • Ar condicionado Climatronic de 3 zonas

Consultar aqui a tabela de preços (PVP) anunciados para o Volkswagen Golf e Vw Golf Variant em julho de 2024

Fleet Awards Portugalwww.fleetawardsportugal.pt     Concorra e participe no evento mais importante que distingue pessoas e empresas que mais se destacaram pelo seu trabalho ou pela importância que têm para o sector das Frotas em Portugal