É o primeiro carro da Volkswagen desenvolvido de raiz para ser 100% elétrico e o modelo que assinala o início de um novo ciclo do construtor.
Por isso, a importância do ID.3 é tão grande para a marca alemã, que a Volkswagen o coloca no mesmo patamar do Beetle original ou do VW Golf.
O lançamento do ID.3 vem ainda acompanhado de uma promessa: até 2050, todos os carros produzidos pelo grupo terão emissões zero, e toda a produção assentará numa dinâmica de sustentabilidade, com utilização de energia renovável, emprego de materiais reciclados e recicláveis e métodos de produção sem pegada de carbono.
Compete então ao ID.3 o papel de pioneiro de uma nova imagem da Volkswagen, uma vontade bem patente neste vídeo dirigido para o mercado norte-americano (onde a sigla VW foi mais atingida pelo dieselgate), no qual esta nova fase do fabricante é comparada à chegada do homem à lua em 1969!
Com o título “New Mission”, este filme pertence à campanha “Drive Bigger”, na qual a Volkswagen equipara a importância da chegada do homem à lua com o percurso da marca rumo à neutralidade carbónica em 2050
O segredo está na plataforma
O ID.3, como os restantes ID vindouros, assenta numa estrutura modular à qual são acrescentados os ingredientes necessários para satisfazer necessidades diversas de autonomia, desempenho, conforto e equipamento.
Outro argumento utilizado pela Volkswagen reside nas dimensões. Com 4,26 metros de comprimento por 1,81 metros de largura o VW ID.3 tem uma estrutura exterior equivalente à de um Golf. Porém, uma distância entre eixos com 2,77 metros e as rodas nos extremos da carroçaria permitem-lhe uma habitabilidade semelhante à de um Passat, exceção feita à capacidade da mala, com 385 litros.
A estrutura compacta e ainda o facto de dispor de tração traseira, permitem ao ID.3 apresentar boa capacidade de manobra, com um diâmetro de viragem de 10,2 metros.
O conceito “open space” do interior, os materiais dos revestimentos, a evidência da tecnologia presente e o modo de funcionamento de alguns comandos distanciam o ID.3 de qualquer dos modelos atuais da marca, mas também vincam uma visão futurista da condução de um carro elétrico, um pouco contrária à de alguns construtores, que a pretendem aproximar do estilo de um carro com motor de propulsão.
Para tornar mais descontraída a condução e aumentar a relação do condutor com a viatura, são possíveis comandos de voz para muitas funcionalidades de conveniência e para as proporcionadas pelas capacidades de conectividade do ID.3.
Autonomias e potências do ID.3
A plataforma MEB pode albergar sete, nove ou doze módulos de bateria, respetivamente 45, 58 ou 77 kWh de potência energética.
São permitidos carregamentos AC de até 11 kW e DC de até 100 kW. Nos postos de carregamento rápidos de 100 kW é possível recarregar energia elétrica para 290 km de autonomia em apenas 30 minutos
Para estas três dimensões de bateria, garantidas durante 8 anos ou 160 mil quilómetros em 70% das suas capacidades, o ID.3 disponibiliza um motor pequeno em tamanho mas extraordinariamente potente: 150 kW, o equivalente a 204 cv de potência, com um binário máximo de 310 Nm a dar força ao eixo traseiro.
Equipada com uma bateria de 58 kWh, a série limitada ID.3 First Edition anuncia autonomias entre 300 km e 420 km.
A velocidade máxima está limitada a 160 km/h.
Com apenas 80 unidades, a versão First Edition está disponível com três níveis de equipamento – ID.3 First (base), First Plus (orientado para o design) e First Max (orientado para a tecnologia) – devidamente identificadas no seu carácter exclusivo.
As três versões com:
- Ar condicionado de duas zonas;
- Controlo de voz;
- Car2X;
- Volante multifunções e bancos aquecidos;
- Sistema de navegação Discover Pro (incluindo streaming & internet);
- Sensor de chuva;
- Cruise control adaptativo;
- App Connect Wireless (no final de 2020).
Equipamento específico de cada versão:
- ID.3 First, com jantes de 18 polegadas “East Derry”, luz ambiente 10 cores, consola central com compartimento de arrumação, painéis das portas com acabamento em tecido;
- ID.3 First Plus, com jantes de 19 polegadas “Andoya”, luz ambiente 30 cores, consola central com compartimento de arrumação iluminado e cobertura deslizante, painéis das portas com acabamento em pele sintética, câmara traseira, LED Matrix, faixa de LED iluminada entre faróis e iluminação de puxadores das portas;
- ID.3 First Max, com jantes de 20 polegadas “Sanya”, head-up display (realidade aumentada), teto panorâmico, compartimento mala de viagens bagageira, interface para carregamento de telemóvel por indução, ajuste lombar pneumático com função de massagem, Travel Assist + Lane Assist + Lane Keeping System + Emergency Assist.
Sempre com dois tons de carroçaria, os preços do Volkswagen ID.3 First Edition em Portugal começam nos 38.017 euros, sem despesas administrativas ou de transporte. Pode ver aqui mais PVP deste modelo.
Em 2021 existirá também uma linha Business, com preço de aquisição e equipamento ajustados para as empresas