O novo Volkswagen ID.3 está aí. Esta é uma revitalização de um carro que, há dois anos e meio, marcou o início da jornada eletrificada da marca alemã.

Com o novo Volkswagen ID.3 surge um novo design exterior e interior, novos materiais (sem o uso de produtos animais) e a última geração de sistemas de assistência utilizada pela marca alemã.

Em Portugal a partir de julho de 2023, o novo ID.3 dará continuidade a uma estratégia “Volkswagen a caminho do zero”, que contabiliza já, desde o lançamento da família ID., mais de 600 mil modelos ID. entregues em todo o mundo.

volkswagen id.3

O novo ID.3 é um dos dez modelos elétricos que a marca vai lançar até 2026. Assim, importa conhecer o que muda da anterior geração para esta.

Estas são as principais novidades apresentadas no novo VW ID.3

Carregamento

Segundo a Volkswagen, o carregamento “é mais fácil e ainda mais conveniente” com este carro. Muito em parte devido ao Plug & Charge ou o Electric Vehicle Route Planner.

volkswagen id.3

O Plug & Charge permite que o veículo se autentique e inicie o processo de carregamento assim que o cabo é ligado a um posto de carregamento.

Já o Electric Vehicle Route Planner é um sistema inteligente que calcula as paragens necessárias para carregamento, utilizando informações e previsões de tráfego atuais, além do nível de carga da bateria. As paragens são avaliadas dinamicamente com base na capacidade da carga individual das estações.

O que significa isto? Ganho em tempo. A função de planeamento de rotas pode sugerir duas operações de carregamento curtas com alta potência em vez de uma única paragem de carga longa com baixa potência.

E para evitar constrangimentos, o sistema deteta as estações de carregamento que estão a ser usadas e não as sugere.

Pão de Forma elétrico já está em Portugal. VW ID. Buzz Pro à venda a partir de 62 mil euros

Digital

Equipado com a última geração de software, o novo ID.3 pode receber atualizações Over-the-Air.

Ao volante, o condutor tem acesso a um visor compacto com uma diagonal de ecrã de 5,3 polegadas, sendo operado no volante multifunções.

Na consola central está um ecrã tátil de 12 polegadas que exibe sistema de navegação, funções telefónicas, meios de comunicação, sistemas de assistência e configurações do ID.3.

Há ainda um head-up display que projeta informações de condução no pára-brisas. Informação essa que parece estar a dez metros à frente do veículo.

volkswagen id.3

Assistência à condução

Disponível no ID.3 está a assistência de viagem opcional com swarm data. Em conjunto com o Cruise Control Adaptativo para controlo longitudinal do carro desde 0 km/h até à velocidade e máxima e o Lane Assist para controlo lateral, este sistema pode fazer uso de dois sistemas comprovados que estão totalmente integrados um com o outro no ID.3.

Se estiverem disponíveis swarm data, o sistema Travel Assist precisa apenas de uma marcação de faixa de rodagem identificada para manter o ID.3 na faixa ao conduzir em estradas ruaris.

Kai Grünitz, membro do Conselho de Gestão da Marca responsável pelo Desenvolvimento, diz que o objetivo é “trazer tecnologias de ponta para a classe compacta”, em linha com o intuito da marca em oferecer inovações em toda a sua gama.

O responsável acrescenta que ao utilizar swarm data no sistema Travel Assist, a VW dá “o próximo passo no caminho para uma condução altamente automatizada”.

Design

Por fora, a Volkswagen diz ter melhorado a aerodinâmica e afinado o design: otimizou as aberturas de arrefecimento de ar e equipou o ID.3 com um novo pára-choques. Segundo a marca, esta otimização de aerodinâmica deve-se ao melhor fluxo de ar conseguido em torno das rodas dianteiras.

A bordo, destaque para a utilização e materiais sustentáveis. Exemplo disso é a presença do material em microfibra Artvelours Eco, um tecido que é 71% reciclado e utilizado nos frisos das portas e coberturas dos bancos.