O Volkswagen ID.5 é o quarto modelo da marca a nascer sobre a plataforma modular criada especificamente para modelos elétricos do grupo alemão.

Depois do arranque dado pelo ID.3 em 2020, do lançamento do ID.4 em 2021 e do ID.Buzz em 2022, este ano assinala também a chegada do ID.5, o primeiro SUV Coupé 100% elétrico da Volkswagen.

Além desta novidade, o carro estreia também a mais recente geração de software 3.1, que promete melhorias dos controlos de voz e tem como principais recursos um planeador de rotas para veículos elétricos inteligente (com vista a melhorar a eficiência, logo a autonomia) e atualizações remotas de software “over-the-air”.

Tratando-se de uma viatura exclusivamente elétrica, outro ponto importante a destacar é a autonomia, sempre acima dos 500 km.

Volkswagen Veículos Comerciais: uma marca transversal a empresas e particulares

Dois ID.5

O Volkswagen ID.5 subdivide-se em duas versões mecânicas com três valores de potência:

  • ID.5 com motor traseiro de 174 cv ou 204 cv
  • ID.5 GTX com dois motores e 299 cv

Em qualquer dos casos com bateria de 77 kWh e com capacidade de carregamento máxima de 135 kW (de série) em postos rápidos de corrente contínua.

Eis algumas características das três versões:

VW ID.5 PROVW ID.5 PRO
Performance
VW ID.5 GTX
Potência174 cv / 128 kW190 cv / 150 kW229 cv / 220 kW
Binário235 Nm310 Nm460 Nm
Autonomia estimadaAté 520 kmAté 520 kmAté 490 km
Velocidade máxima160 km/h160 km/h180 km/h
Aceleração 0-100 km/h10,4 seg.8,4 seg.6,3 seg.

ID.5 vs ID.4

O Volkswagen ID.5 mostra imagem e revela postura mais dinâmica do que o ID.4.

Numa comparação simples, os dois carros apresentam a mesma largura e, se o ID.4 é mais curto e mais alto, o ID.5 revela mais comprimento e menos altura.

Outro ponto a favor da dinâmica (e da eficiência) do ID.5 é a maior proximidade da plataforma ao solo.

Com painéis de bordo e posições de condução sem diferenças substanciais, o banco traseiro do ID.4 pode ser mais favorável em termos de acesso e para o conforto de ocupantes mais altos (a diferença é mínima), devido ao formato mais mergulhante da seção traseira do tejadilho do ID.5.

Também as capacidades de mala se equivalem, com ligeira vantagem para o ID.5 (543 litros vs 549 litros).

Mas se a estrutura de motores e de gama é semelhante entre estes dois modelos, o ID.4 permanece mais acessível em termos de preço de aquisição.

Volkswagen ID.3 vai ter versão Business em 2021

Software e modelos de carregamento do VW ID.5

O Volkswagen ID.5 inaugura uma nova solução designada software 3.1 e Plug & Charge.

O software 3.1 facilita futuras atualizações que podem ser descarregadas remotamente através do processo Over-The-Air.

Já a função Plug & Charge, dispensa a existência de cartões físicos para a ativação do carregamento.

Este serviço já é suportado por um grande número de infraestruturas de pagamento como a Ionity, Aral, BP, Enel, EON, ou ainda a Iberdrola e Eviny.

Nas estações de carga compatíveis com o sistema, aquilo que a solução Plug & Charge faz é partilhar automaticamente todos os dados necessários de uma operação de autenticação, de forma a que o processo de carregamento seja automaticamente executado.

Naturalmente requer protocolos de segurança e, por exemplo, de uma tarifa ativa Plug & Charge, como a do sistema We Charge.

Os modelos de carregamento típicos são:

  • Num posto CC de 135 kW (a velocidade máxima de carregamento do ID.4 é de 125 kW mas existe garantia de atualização deste valor nos modelos já adquiridos) – carga entre 5 e 80% em sensivelmente 29 minutos (36 minutos no ID.5 GTX);
  • Num posto de carregamento CC de 50 kW – carga entre 10 e 80% em sensivelmente uma hora;
  • Velocidade interna de carregamento em CA de 11 kW – carga completa em cerca de 7,5 horas;
  • Ligado a uma tomada Schuko através do sistema de carregamento doméstica (2,3 kW): recuperação de sensivelmente 10 km de autonomia a cada 60 minutos.

Com sistema de recuperação de energia em travagem ou desaceleração, estão disponíveis até cinco perfis de condução:

  • Quatro do ID.5 PRO – Eco, Comfort, Sport e modo Individual;
  • Perfil Traction no ID.5 GTX, em que o condutor pode optar pela utilização dos dois motores para aumentar a motricidade, a baixa velocidade, em piso escorregadio.

Gama de preços do Volkswagen ID.5

Todas as versões do Volkswagen ID.5 são elegíveis para dedução do IVA (por parte das empresas cuja atividade conceda direito à dedução) e ficam aquém do limite imposto para a Tributação Autónoma de 10% sobre os encargos, segundo proposta do Orçamento do Estado para 2023.

VERSÃOPREÇO BASE sem IVAPREÇO FINAL com IVA
ID.5 PRO 77KW 174cv41.831,23 euros51.532,79 euros
ID.5 PRO Performance 77KW 204cv43.169,75 euros53.179,10 euros
ID.5 GTX 77KW 299cv49.574,91 euros61.057,56 euros

(Não inclui os valores das operações logísticas e despesas de transferência)

A bateria encontra-se protegida por garantia Volkswagen para 70% da sua capacidade líquida original, após oito anos de operação ou 160 mil quilómetros percorridos.

Aceda: