O ID.7 é o novo carro 100% elétrico com que a Volkswagen quer atacar o segmento médio superior.
Chega à Europa no outono deste ano e perfila-se como a companhia zero emissões dos condutores de classe média superior que procuram um carro confortável, seguro e capaz de fazer viagens de longa distância. E para corresponder a estas necessidades, a Volkswagen equipou o ID.7 com um conjunto de baterias capaz de garantir até 700 km de autonomia e capacidades de carga até cerca de 200 kW.
Espaçoso e com tecnologia premium, o novo Volkswagen ID.7 conta com o mais potente motor de transmissão elétrica Volkswagen, com 210 kW (286 cv). Esta nova unidade elétrica foi otimizada especialmente em termos do seu consumo energético. E, para tal, contribui também toda a sua construção, que teve por base princípios aerodinâmicos – um tejadilho inclinado para a traseira em estilo coupé que contribui para alcançar um coeficiente de resistência ao arrasto de cerca de 0,23 (dependendo do equipamento). A juntar a isso, a longa distância entre eixos e as suas saliências curtas criam espaço de sobra no interior para acomodar os ocupantes com o maior conforto possível.
Um novo conceito de funcionamento e display
O ID.7 estreia um novo conceito. A Volkswagen esteve atenta ao feedback dos seus clientes e diz ter tentado melhorar a experiência operacional em áreas relevantes. Como tal, incluiu no ID.7 as seguintes características como padrão:
- Ecrã do sistema de informação e entretenimento de 15 polegadas;
- Visor de realidade aumentada;
- Um novo conceito de funcionamento do ar condicionado integrado no nível superior do sistema de infotainment, bem como botões favoritos de livre atribuição;
- Barra deslizante de toque retro iluminada.
A apetência deste coupé elétrico para um mercado premium está bem patente nas opções de equipamento. Exemplo disso é o novo tejadilho panorâmico com smart glass, que pode ser alternado entre configurações opaca e transparente através de controlo tátil e operado por meio de comandos de voz naturais (através do novo assistente de voz IDA).
Os lugares dianteiros podem também (como opção) incluir um banco adaptável Climatronic com refrigeração ou aquecimento e até mesmo uma função de secagem.
Assistência à condução de topo
No novo Volkswagen ID.7 está presente um sistema Travel Assist com swarm data, que pode assumir o controlo lateral e longitudinal do veículo conforme necessário.
Se desejar, o ID.7 pode também utilizar o Travel Assist para apoiar a mudança de faixa de rodagem assistida na autoestrada de faixas múltiplas a velocidades superiores a 90 km/h. Embora o condutor esteja a supervisionar estas manobras, o esforço de condução é, segundo a VW, “significativamente reduzido”.
Quanto a estacionamento, o ID.7 também pode executar independentemente manobras assistidas de diferentes formas, sendo uma delas o estacionamento com função de memória ao longo de uma distância de até 50 metros. Para tal, basta ao condutor permanecer sentado no interior do veículo ou, caso prefira, monitorizar o estacionamento fora do carro, utilizando a app do smartphone.
10 novos BEV até 2026
O novo Volkswagen ID.7 é um dos dez novos modelos 100% elétricos a serem lançados pela marca alemã até 2026. Ainda este ano, serão lançados o novo ID.3, o ID. Buzz de longa distância entre eixos e este ID.7.
Já em 2026 chegam a versão de produção do recém-anunciado elétrico acessível ID. 2all, e um SUV compacto elétrico.