A Volkswagen ID.7 Tourer chegou! A primeira carrinha 100% elétrica da marca alemã assume-se como uma forte concorrente zero emissões num segmento de gama média-alta onde figuram poucas alternativas, com argumentos de peso: (até) 690 km de autonomia, (até) 340 cv de potência e preços a começar nos 61.828 euros.

Disponível nas versões Pro Urban, Pro S Urban e GTX, a nova ID.7 Tourer oferece uma capacidade de bagageira superior à versão limousine (como seria de esperar) de 605 litros contra os 532 litros da versão já apresentada. Este número pode mesmo subir aos 1.714 litros com os bancos traseiros rebatidos. A VW garante mesmo: com esta configuração, a área de carga atinge praticamente dois metros de comprimento (1.948 mm) com um metro de largura.

id.7 tourer

Trata-se de uma carrinha com quase cinco metros de comprimento (4.961 mm) e quase três metros de distância entre eixos (2.971 mm). Estas dimensões, numa carroçaria que já não reúne o apoio e consenso que outrora reunia junto das empresas, asseguram, aliadas aos números acima referidos, uma potencial bem sucedida presença no canal corporate.

Duas dimensões de bateria e 286 cv de potência

Equipado com um sistema de propulsão elétrica de última geração da VW com 286 cv de potência e 545 Nm de binário, o ID.7 Tourer pode ser configurado com duas dimensões de bateria:

  • 86 kWh de capacidade na versão Pro S urban, concebida para uma capacidade de carga máxima de até 200 kW em postos de carregamento rápido CC, sendo apenas precisos 26 minutos para carregar o carro dos 10 aos 80%, ou mesmo 10 minutos para recuperar 236 km de autonomia;
  • 77 kWh de capacidade na versão Pro Urban, com capacidade de carga máxima de até 175 kW.

O consumo médio homologado do ID.7 Tourer Pro S Urban é, diz a Volkswagen, de 14,2 kWh/100 km.

ID.7 Tourer GTX: performance elétrica

Há uma versão mais potente da ID.7 Tourer. A variante GTX combina um motor elétrico dianteiro com 109 cv com um bloco de 286 cv no eixo traseiro, ambos combinados no sistema de tração integral 4MOTION e alimentados pela bateria de 86 kWh, debitam qualquer coisa como 340 cv de potência conjunta.

Nesta versão, a arquitetura de suspensão, especificamente ajustada para elevada performance, e as barras estabilizadoras mais rígidas e o sistema de direção progressiva desportiva, melhoram em muito a dinâmica de condução, que pode ser melhorada através do modo ESC Sport (ativado manualmente).

O ID.7 Tourer GTX conta ainda com controlo de chassis adaptativo DCC, controlado por um novo Gestor de Dinâmica do Veículo, permitindo diversas opções de personalização para o comportamento dinâmico. Juntamente com o bloqueio eletrónico de diferencial (XDS+), o controlador de tração integral renovado, o modo ESC Sport e o sistema de suspensão, o Gestor de Dinâmica do Veículo oferece sensações de condução puramente desportivas ao volante desta carrinha, no entanto “lineares e previsíveis”, assegura o fabricante.

Carregamento rápido otimizado

Em viagens mais longas, a função de carregamento e gestão térmica garante que a bateria é previamente condicionada antes da próxima paragem para um carregamento rápido. Assim, os modelos Pro S Urban podem ser recarregados mais rapidamente em viagem. Como é que isto se processa? A bateria é aquecida à temperatura ideal antes da paragem, permitindo assim a absorção de energia com a máxima capacidade de carregamento. A VW diz mesmo que esta função permite reduzir o tempo de carregamento em vários minutos, especialmente durante o inverno.

Quando está ativa a orientação de rota através do sistema de navegação com Planeador de Rotas para Veículos Elétricos, o pré-condicionamento é iniciado automaticamente a caminho da próxima estação de carregamento rápido, acrescenta a marca.

Tecnologia ao serviço do condutor

A bordo, destaque para o novo head-up display de realidade aumentada. De série, este sistema projeta informações relevantes no campo de visão do condutor.

Wellness In-Car: a VW diz que implementou níveis de conforto de primeira classe nesta carrinha elétrica. Pormenores como as saídas de ar condicionado de três zonas, acionadas automaticamente por pequenos motores, ou os bancos ergoActive aquecidos com nova função de massagem por pontos de pressão de série, asseguram aos ocupantes do ID.7 Tourer um maior conforto e comodidade quando em viagem.

Há ainda um teto panorâmico com vidro inteligente, com camadas de vidro que podem ser comutadas eletronicamente para se tornarem opacas ou transparentes.

A aplicação Wellness In-Car, de série, permite ajustar várias funções do veículo através de três programas pré-configurados, que podem aumentar os níveis de conforto ou bem-estar a bordo. Consoante o equipamento do veículo, a aplicação acede à iluminação de fundo, ao som, ao ar condicionado, à função smart glass, à climatização e às massagens dos bancos, bem como ao ID. LIGHT e ao ecrã do sistema de infotainment, diz a Volkswagen.

id.7 tourer

Preços Volkswagen ID.7 Tourer

Preço Base (s/ IVA)*P.V.P.R.
Pro Urban 77 kWh / 286 cv50.218 euros61.828 euros
Pro Urban S 86 kWh / 286 cv54.207 euros66.736 euros
GTX 86 kWh / 340 cv58.360 euros71.843 euros
*valores sem VFV, SGPU, SIGOU e bateria