Renovado em todas as versões de motor, o Volkswagem Passat Limousine e Variant ganhou sistemas de auxílio à condução e as versões híbridas “plug-in” – GTE – viram a autonomia ligeiramente reforçada.

Contando com motor térmico 1.4 TSI de 156 cv associado a um elétrico de 85 kW, numa potência total de 218 cv, em modo totalmente elétrico, a autonomia passa para 55 km em ciclo WLTP (cerca de 70 km no ciclo NEDC).

A bateria que equipa o Volkswagen Passat GTE tem 13,0 kWh.

Carregamento

Há duas opções de carregamento: ou através da rede elétrica externa ou durante a condução, com o auxílio do motor térmico e da recuperação de energia.

Equipado com um carregador de 3,6 kW, numa rede elétrica convencional de 230 volts/2,3 kW, a bateria completamente descarregada é carregada a 100% em cinco horas.

Ligado a uma wallbox ou posto de carregamento de 360 volts/3,6 kW, o tempo de carga total passa a três hora e meia.

Modos de funcionamento

  • E-Mode: condução puramente elétrica
  • GTE: condução desportiva com potência total do sistema
  • Híbrido: mudança automática entre motor elétrico e motor TSI. Este modo permite conservar o estado de carga da bateria e carregar a bateria através do motor TSI.

Quando o condutor seleciona o modo Híbrido, para poder carregar a bateria durante a condução, surge no ecrã um desenho de uma bateria escalonada em dez frações com um símbolo de igual (“=”) e uma seta para cima (“˄”) e outra para baixo (“˅”).

No caso de pressionar o (“=”), a capacidade energética da bateria mantém-se constante.

Se pressionar (“˄”) a bateria é carregada através do motor TSI e da recuperação de capacidade energética consoante o nível regulado na escala.

No caso de pressionar (“˅”), a energia é consumida até ao mínimo regulado.

Preços do Volkswagen Passat GTE em Portugal

Limousine:

Variant: