A Volkswagen prepara-se para apresentar o novo Passat Variant, a carrinha que a marca alemã diz estar completamente renovada, porém mantendo o estatuto que lhe garantiu o sucesso na Europa, sendo mesmo o o segundo VW mais vendido de todos os tempos, só ultrapassado pelo campeão Golf.

O novo VW Passat Variant será lançado no primeiro trimestre de 2024 e manterá um design “claramente Passat, claramente Volkswagen”, diz a marca alemã. No entanto, será “claramente novo de todas as perspetivas”, a começar pelo novo design e pela gama de três novos motores híbridos plug-in e mild-hybrid, bem como a de duas variantes de motores sobrealimentados diesel.

O que se sabe até agora sobre o novo Passat Variant

  1. Duas novas motorizações híbridas plug-in (eHybrid). São blocos completamente novos, configuráveis em potências de 204 ou 272 cv. Combinam uma bateria de 19,7 kWh de capacidade e garantem uma autonomia 100% elétrica de 100 km. A bateria pode ser carregada em pontos de carregamento AC com 11 kW em vez dos anteriores 3,6 kW. O novo Variant eHybrid poderá também ser carregado com até 50 kW em estações de carregamento rápido DC. Considerando o funcionamento dos dois motores (elétrico e a gasolina sobrealimentado 1.5 TSI), o novo Passat Variant assegura uma autonomia total de 1.000 km.
  2. Mild-hybrid 48V. Este novo bloco mild-hybrid 48V (eTSI com 150 cv) transforma a energia cinética em energia elétrica e permite o coasting sem utilizar o motor a combustão.
  3. Dois blocos turbodiesel (2.0 TDI) de 122 ou 150 cv, com caixa automática DSG sempre proposta de série.
  4. Nova geração de cockpit, com ecrãs de grandes dimensões e uma estrutura de menus, diz a VW, mais intuitiva, desenvolvida em resposta ao feedback dos clientes da marca. O interior foi completamente redesenhado, com uma nova disposição ampla dos ecrãs.
  5. Sistemas de assistência à condução de última geração. A gama de sistemas de assistência ao estacionamento, por exemplo, é completamente nova, incluindo os opcionais Park Assist Plus, Park Assist Pro e a função de memória para o Park Assist Pro.
  6. DCC Pro. Em estreia mundial, o controlo adaptativo do chassis representa um novo nível de tecnologia nos carros VW. Sobre isto, a marca diz: “um novo nível de tecnologia que combina a máxima dinâmica e o mais elevado nível de conforto. Tudo possível graças à tecnologia de duas válvulas utilizada pela primeira vez num Volkswagen”. Acresce ainda uma distância entre eixos 50 mm mais longa, com mais 50 mm de espaço disponível para as pernas na traseira e uma capacidade de bagageira de até 1.920 litros.

Galeria de imagens